terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O MELHOR AMIGO DO HOMEM

As vezes acho que os anjos da guarda de determinadas pessoas encarnam em cachorros. São tão fiéis, amorosos, protetores, amigos que parecem ter alma humana, mais humanas que muitos humanos.
Cachorros amam, sofrem junto com seus donos, estão sempre olhando com aquele olhar de menino carente pedindo apenas um afago em sua cabeça.
Apaixonados com quem escolheu para ser seu dono, afáveis com quem cerca seu dono mas, ao menor sinal de perigo, se prosta a frente de todos mostrando seus dentes como quem diz, cuidado aqui existe um anjo de guarda.
Eternas crianças, sempre prontos a brincar abanando o rabo, a sua bandeira nacional, que identifico como o sorriso de felicidade por estar ali, vivendo aquele lar onde seu dono o ama, o abriga, o alimenta.
Ter um PET, seja de que família for, é ter completo um vazio dentro de si, pois ali, somos realmente responsáveis por quem nos cativa.
Vi a foto de um PM entregando aos bombeiros um coelho. Vi o vira lata Caramelo velar sua dona, como um guardião do corpo inerte, a qual sabe que não receberá mais o alimento, mas permanecerá nele, a saudade a qual respeita, e de uma forma ou de outra substituirá mas dificilmente transferirá o afeto demonstrado na foto ao novo “dono”, mas manterá sim o senso de proteção, devido a uma gratidão por te-lo abrigado na hora da sua dor, que a maioria dos humanos não ligam, e ainda falam “È SÓ UM CACHORRO”.
Cachorro é coisa séria. Tem sentimentos sim. Tem uma vida a qual necessita, como nós, de ter seu afetivo aceito e retribuído. È uma criatura de Deus, faz parte ativa da natureza como nós. Merece nosso respeito como ser, (quase escrevo humano),
Não só o Caramelo, mas o filhotinho de olhar assustado, os irmãos que os bombeiros trouxeram sujos de lama em um lençol, a lambida no rosto do voluntário, dizendo obrigado por me salvar, a gratidão, sim GRATIDÃO, palavra esta que a muito tempo é restrita a poucos seres humanos mas constante nos animais, especialmente os cachorros.
Vi cavalos mortos. Pensei o quanto nós prejudicamos os animais que possuem um sentido apurado e sabem quando a desgraça vem, mantendo-os presos em cocheiras, jaulas, baías bloqueando sua defesa natural.
Muitos animais na Tsunami se salvaram indo para partes mais altas pois suas patas sentem a vibração da terra a tempo de se salvarem. Mas, isso é milenar. O homem escraviza o animal, não vê que ali está um ser que possui sentimento, necessidades em fim, coisas naturais que todos os animais tem, inclusive o homem.
Um dia, meu tio matou um boi em um determinado local do seu sitio. Da janela da casa notei que a cada instante um boi ou vaca vinha no local onde o boi foi morto e uivava e urinava ali. Notei então que o rebanho estava prestando sua homenagem ao animal morto, demonstrando a saudade, a ausência sentida. Vi um vídeo que um cachorro atravessou a estrada e puxou para o canto seu companheiro morto para não ser estraçalhado pelos carros e ficou ali velando.
Sentimentos puros, sinceros, creio que no mundo animal chamado de irracional, não existe a palavra HIPOCRISIA, privilégio sórdido de nós, humanos.
Que de tudo isso, tiremos uma lição, um moral da história que sirva para nosso dia a dia. Percamos a soberba, deixemos de lado a vaidade de sermos animais bípedes que raciocinam e imitemos, o cãozinho caramelo na pureza de seus sentimentos.
Isso, é amor!

Nenhum comentário: