quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A manobra da presidenta Cristina Kirchner só me faz lembrar daquela que o Brasil viveu no final dos anos 80 inicio dos 90, o confisco do boi-gordo para regular o preço da carne vermelha. Não preciso lembrar que não deu certo.
Considero a atitude da presidenta Kirchner muito arriscada, tem mais chance de fracasso do que de sucesso. Todos os governos que tentaram regular preço por decreto foram mal sucedidos e o que é pior agravou a inflação pois os governos ficam nas mãos do agricultor, no caso da Argentina não será diferente.
Pode observar, toda vez que o preço do produto agricola cai o que os agricultores fazem? Retem o produto nos estoques ou na pior das hipoteses doam a produção na rua.
Nunca é bom o aumento de juros Selic, mas a situação da Argentina dá a dimensão, reforça a tomada de escolhas que a equipe economica teve que fazer e tinha que fazer.
Se a equipe da Dilma Rousseff reproduzisse o que a Argentina está fazendo eu ficaria apreensivo. Eu já vivi o confisco do boi-gordo. Quando a equipe economica do José Sarney fracassou não só o preço da carne vermelha subiu mas houve um efeito em cadeia em toda a linha produtivo e sem contar com os efeitos colaterais.

Nenhum comentário: