domingo, 16 de janeiro de 2011

OS GASTADORES E OS MÃOS-DE-PORCO

Por Carlos Chagas
Terá  Dilma Rousseff conseguido enquadrar o ministério, na primeira reunião de trabalho, ontem? Melhor marcar coluna do meio. Apesar do tom áspero com que a presidente dirigiu-se à equipe, ficou claro que parte de seus ministros discorda dos cortes de mais de 40 bilhões no orçamento, anunciados por Guido Mantega. Só faltou Dilma repetir as palavras preparadas por  Tancredo Neves  mas não  pronunciadas  na posse que não aconteceu: “é proibido gastar”. Como deixar de  gastar, pensaram  sem protestar os ministros da área social. Dentro de um mês a própria presidente irá cobrar resultados de seus ministros, mas com as limitações agora impostas muitos  ficarão felizes caso consigam apenas  evitar a paralisação nos respectivos setores.
Espera-se, no ministério, que essa primeira palavra de ordem venha a ser flexibilizada. De que maneira os ministérios da Saúde, das Cidades e da Defesa, por exemplo, evitarão vultosos  gastos suplementares para enfrentar os efeitos da catástrofe verificada no Rio?  Ou de que forma o  ministério do Desenvolvimento Social negará aumento e ampliação do bolsa-família aos treze milhões de beneficiados com o programa? Como enfrentar a reação nacional ao salário-mínimo de 540 reais, mesmo se for contida a grita parlamentar por um reajuste mais justo e, claro, também por mais cargos no segundo escalão?
Em suma, mesmo com a tomada de posição  da presidente da República em favor dos ministros defensores da contenção, não se convenceram os ministros empenhados em realizações. Repete-se outra vez a quase centenária disputa entre os gastadores e os  mãos-de-porco.

Nenhum comentário: