domingo, 13 de fevereiro de 2011

EMPRESAS LUCRAM COM PACIFICAÇÃO DE FAVELAS

A liberação das comunidades cariocas pela polícia abre espaço para que empresas de TV por assinatura, telefonia e energia ofereçam serviços.
Marcos de Paula/AE
‘Gatos’ dão lugar aos serviços regularizados

O emaranhado de fios elétricos passando rente às casas espremidas em uma viela do morro do Cantagalo, zona sul do Rio, contrasta com inúmeros medidores de energia recém-instalados. “Agora, as pessoas pensam duas vezes antes de instalar um ar-condicionado”, comenta a diarista Andrea Maria Rosa Gomes, 48, resumindo a mudança de comportamento de grande parte dos moradores, que antes tinham ligações clandestinas e não pagavam pela energia.
A paz estabelecida em uma série de comunidades cariocas, até pouco tempo dominadas por traficantes armados com fuzis, já está se convertendo em cifras para grandes empresas que antes não subiam os morros, temerosas pela segurança de seus funcionários. Os grandes filões estão em serviços como TV por assinatura, telefonia e energia elétrica.
Da varanda da casa de Andrea, a vista para o mar de Ipanema impressiona tanto quanto a do mar de antenas de televisão via satélite instaladas nas residências vizinhas, morro abaixo. Perguntados sobre o que acham do serviço, os moradores não se sentem à vontade para falar, aparentemente ainda com receio, já que as operadoras tomaram o lugar das centrais de televisão comandadas por traficantes, a chamada “Gatonet”.
Uma das empresas a entrar nesse mercado, ainda no ano passado, foi a Sky. A companhia lançou um pacote especial, com 89 canais, para as regiões com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) por preço reduzido: R$ 44,90. Com a vantagem de não ter de instalar uma rede de cabos, a operadora consegue chegar a essas comunidades tão logo são pacificadas.
Foi o que aconteceu no domingo passado. Assim que as forças policiais ocuparam o Complexo de São Carlos, na região central do Rio, 140 funcionários entraram no conjunto de comunidades e, em quatro dias, fecharam mil assinaturas. Esse número de vendas, normalmente, leva três meses para ser atingido, diz o diretor comercial da Sky, Sérgio Ribeiro.
Regularização. Com o acesso livre para favelas antes dominadas pelo crime organizado, a distribuidora de energia Light já prevê faturamento de R$ 3,5 milhões apenas nas comunidades Chapéu Mangueira, Babilônia, Cidade de Deus e Dona Marta. Ao desembarcar nessas regiões, a empresa centra seus trabalhos na regularização das ligações clandestinas e de clientes que não pagavam as contas.
Além dessas comunidades, a companhia já entrou em outras seis, totalizando 11 mil clientes. A expectativa é chegar ao fim do ano com mais de 36 mil. Só no Complexo do Alemão, conjunto de favelas retomadas pelo Estado com a ajuda das Forças Armadas no fim do ano passado, a empresa estima em 30 mil o número de clientes potenciais.
“Antes não tínhamos o que fazer. Se tentássemos entrar numa comunidade dominada pelo tráfico para tentar cortar uma ligação, levávamos uma pistola na cabeça, éramos ameaçados”, conta o diretor de comercialização Mário Guilherme Romano. Ele afirma que a empresa está investindo para renovar toda a rede elétrica das áreas pacificadas.
O trabalho da Light, porém, não acaba no momento da regularização. Com o objetivo de prevenir a inadimplência em residências que antes recebiam energia gratuitamente, a companhia realizou uma série de medidas para evitar que as contas cheguem com valores muito elevados.
Na cozinha de Andrea, no Cantagalo, a geladeira antiga, com baixa eficiência energética, foi trocada por um modelo novo. “Foi um presente de Natal”, diz sobre o produto recebido gratuitamente em dezembro.
Segundo ela, mesmo assim alguns vizinhos já reclamam das contas altas, o que teria levado a Light a oferecer descontos.
A diarista explica que nunca fez ligação clandestina, mas conta que estava inadimplente. “Tenho uma dívida de R$ 2 mil, mas eles disseram que vão perdoá-la se pagarmos as faturas em dia durante um ano”, diz.
Operadora de telefonia fixa e móvel, internet banda larga e televisão via satélite, a Oi também vê a calmaria nas favelas cariocas se reverter em receitas. Depois de o número de linhas fixas da empresa instaladas no Complexo do Alemão cair de 37 mil, em 2007, para cerca de 7 mil no ano passado, às vésperas da ocupação, o cenário começa a se reverter.
O plano da companhia é recuperar a perda de clientes e chegar a 50 mil assinantes até o fim do ano. “É como se uma cidade de 600 mil habitantes surgisse do nada no meio do Rio de Janeiro”, comemora o diretor de comunicação corporativa da Oi, George Moraes.

Nenhum comentário: