No CT do Corinthians, Ronaldo 'Fenômeno' reuniu a imprensa para anunciar a sua prematura aposentadoria. Embora tenha começado a entrevista aparentemente calmo, o Fenômeno deixou a emoção correr em alguns momentos, principalmente quando abordou as dores que sentia e a descoberta de uma doença no seu metabolismo.
Ronaldo começou a coletiva explicando que o fim antecipado da carreira se devia a alguns motivos importantes. Ele revelou que a sequência de lesões que tem tido nos últimos dois anos e as dores que sente pesaram na decisão, que foi tomada na quinta-feira. ‘Refleti muito em casa e decidi que era hora. Já tinha dado o máximo. Quando tomei a decisão, parecia que estava na UTI em estado terminal’, revelou o craque sobre o momento crucial.
O ‘Fenômeno’ contou que todas as pessoas próximas a ele também sofreram e que ele sentia dores até para subir uma escada. Aliás, a parte física, mais do que as pressões externas, foi o fator determinante para o fim. O próprio jogador reconheceu e declarou ‘Perdi para o meu corpo’, pois além da série de contusões, uma revelação surgiu: o hipotireoidismo. Segundo Ronaldo, ele descobriu a doença há quatro anos, ainda no Millan, e afirma que ela foi a responsável pela sua dificuldade em perder peso e que não pode tratá-la para não ser pego no doping. Nesta hora, ele aproveitou para alfinetar os críticos: ‘Deve ter muita gente agora arrependida de ter feito chacota com meu peso’.
Ronaldo aproveitou também para agradecer a todos os seus patrocinadores e a todos os clubes pelos quais passou, do São Cristóvão ao Corinthians. Aliás, para o Timão, foram dedicadas as palavras mais carinhosas, principalmente em relação à torcida, que, de acordo com o craque, é a mais apaixonada e entregue a um time que ele já viu.
O agora ex-camisa 9 do Timão afirmou que irá continuar ligado ao clube da maneira que o presidente quiser, contou que fez questão de se despedir de todos os jogadores, agradecendo a cada um cada minuto e segundo que esteve com eles e ainda anunciou a criação da ‘Fundação Criando Fenômenos’.
Num momento de descontração, Ronaldo brincou, dizendo que já estava sentindo falta da concentração e elegeu os dois momentos mais importantes de sua carreira: ‘Em primeiro, a Copa de 2002, que foi o título mais importante e em segundo, foi ter conhecido esse bando de loucos’, em referência a torcida do Corinthians.
Em alguns momentos, Ronaldo aproveitou para deixar mensagens no Twitter e para brincar com dois dos seus filhos que estiveram presentes durante toda a entrevista. Ronaldo se despediu do futebol, mas seu legado de conquistas e de recuperações espetaculares permanecerá para sempre na história do esporte mundial.
'Refleti muito em casa e decidi que era a hora', revela o Fenômeno, visivelmente emocionado.
Ouça a despedida de Ronaldo na íntegra.
Ouça a despedida de Ronaldo na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário