E então, Mr. Obama, sua carta não vale mais?
“Obama disse em carta a Lula que acordo com Irã criaria confiança”. A agência inglesa Reuters afirma que teve acesso a trechos da correspondência do presidente norte-americano e que, neles, os termos exigidos pelos EUA para reabrirem negociações com o país islâmico são os mesmos que foram aceitos no acordo deste com Brasil e Turquia.
Trancrevo o despacho da Reuters, literalmente:“Nela (na carta), Obama retoma os termos do acordo que o Grupo de Viena havia proposto no ano passado, cujos principais elementos constam no acerto entre Brasil, Turquia e Irã”Do nosso ponto de vista, uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano” de LEU (urânio levemente enriquecido na sigla em inglês), diz Obama, segundo trechos obtidos da carta.”(…)
“O Irã continua a rejeitar a proposta da AIEA e insiste em reter seu urânio de baixo enriquecimento em seu próprio território até a entrega do combustível nuclear”, afirmou Obama na carta.
Segundo a Declaração de Teerã, “a República Islâmica do Irã expressa estar pronta a depositar seu LEU dentro de um mês”.
Obama manifestava, ainda na carta, preocupação com a possibilidade de o Irã acumular, no prazo de um ano, estoque necessário para construir “duas ou três armas nucleares”.
“Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à AIEA um compromisso construtivo de engajamento, através dos canais oficiais, algo que não foi feito até o momento. No meio tempo, insistiremos na aprovação de sanções.”
A Declaração de Teerã deixa claro, ainda, que o acordo para a “troca de combustível nuclear é um ponto de partida para o começo da cooperação e um passo positivo e construtivo entre as nações”.
No texto, acrescendo, o Irã assumia o compromisso de enviar os termos do acordo á Agência Internacional de Energia Atômica em uma semana.”
E agora, Mr. obama, vai dar uma de Fernando Henrique e pedir que “esqueçam o que eu escrevi”?
PS. Esse Obama é uma decepção. Quando o Obama escreveu isso, tinha certeza de não haver acordo. Deu com os burros n’água. Ele e todos os urubus carniceiros de plantão…Como tratá-los (os da mídia “anti-nacional”) agora, hein? ….. os pontinhos ficam à disposição para o xingatório adjetivado contra colonistas destrambelhados: - Mídia….., vai pedir desculpas ou se recolher em sua insignificância? Lula é mesmo um gênio: Deixou os colonistas estrebucharem-se e, no momento certo, desmoraliza-os em conta-gotas, um a um. E o povo ri das inconveniências e palhaçadas dos Jabores, Nêumanes Pintos, Merval´s, Reinaldo´s e companhia lerda e mesquinha. O torneiro mecâncio vai arrochando, calculada e lentamente, a orelha enferrujada da torneira das águas turvas mediáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário