sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIDA NATURAL II

* Por Paula Bueno.
Se você é do tipo que não come ao levantar e toma apenas um "golinho" de café preto antes de seguir para seus compromissos diários, pode riscar o hábito de sua rotina.
O café da manhã quebra o longo período de jejum, restabelece as reservas de energia que o organismo utilizou durante a noite para realizar as funções vitais e dá pique para enfrentar as primeiras horas do dia. Também costuma ser um momento propício para a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados.
O lanchinho rápido feito cerca de 3 horas após o café da manhã, também conhecido como colação, amenizará a fome e evitará que você queira devorar até as panelas na hora do almoço. Uma porção de frutas secas, oleaginosas ou uma barrinha de cereal são boas pedidas.
Fuja das tentações na hora do almoço. Nada de comer lanches para economizar tempo ou de tomar shakes substitutos de refeição. Esse tipo de bebida apresenta excesso de proteína e baixo aporte de energia, não respeitando as necessidades de ingerir os nutrientes de forma equilibrada, e também excluindo a mastigação, que é muito importante para a digestão.No lanche da tarde podem ser consumidos alimentos como frutas, torradas, iogurtes ou vitaminas. Muitas pessoas trazem da infância o hábito de realizar esta refeição e o conservam na fase adulta, o que de fato é muito saudável. Só não vale sentar-se em uma mesa farta e repleta de guloseimas todos os dias.
Já o jantar traz uma grande polêmica: fazer a refeição parecida com o almoço ou optar apenas por um sanduíche natural? Bom, assim como o almoço, o jantar também é uma refeição muito importante que deve contemplar os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), então, deixe os sanduíches para o café da manhã ou lanche da tarde e prefira a refeição completa. Caso vá dormir muito tarde, faça a ceia, consumindo uma xícara de chá, uma fruta ou um copo de leite.

Nenhum comentário: