quinta-feira, 20 de maio de 2010

VIDA NATURAL

Vida Natural indica 14 metas para emagrecer.
* 14 metas para emagrecer.
Por Paula Bueno.
Comer os alimentos certos, nas porções recomendadas e nos horários indicados, é fundamental para perder peso. Conheça o programa de educação alimentar que torna possível atingir e manter-se no peso ideal.
O que outrora já foi considerado padrão de beleza e inspirou muitos pintores do século 19, hoje reflete sérios problemas de saúde e motivos de sobra para preocupação: o excesso de peso. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre os brasileiros, 43% estão acima do peso e 13% são obesos. O índice de obesidade é ligeiramente maior entre as mulheres do que entre os homens.
Mais do que ter um corpo em forma, fazer as pazes com a balança representa viver de maneira saudável e equilibrada. Mas existe uma fórmula capaz de nos deixar com o peso ideal e a saúde em dia? Não, mas a solução está ao alcance da boca. Com as orientações certas e um pouco de força de vontade é possível emagrecer com saúde - e o melhor, manter-se assim -, por meio da educação alimentar.
É o que garantem os pesquisadores do Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Por meio de um programa com acompanhamento multidisciplinar, as pessoas com excesso de peso, sobrepeso, obesidade do tipo 1, 2 e 3, que procuram o ambulatório da faculdade, recebem um programa com 14 metas que, se seguidas à risca, farão que o ponteiro da balança volte ao lugar certo.
O ideal é que sejam alcançadas pelo menos duas metas a cada semana para que se chegue ao objetivo. Além disso, o processo de emagrecimento será gradual, o corpo estará recebendo todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento e será evitado o famoso efeito sanfona, tão comum nas chamadas dietas da moda. "O efeito sanfona é perigoso, porque o organismo perde a referência do seu peso mais estável, fazendo que após um emagrecimento, a pessoa engorde mais do que seu peso inicial", alerta João Eduardo Nunes Salles, professor-assistente doutor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Vamos às metas? Postarei uma meta por dia.

Nenhum comentário: