sexta-feira, 30 de julho de 2010

APRENDA COM O GANSO

XICO SÁ.
Não o espere em SP, vale uma Vila, não importa seu time. Almoce na praia e depois veja o 10 em ação.
AMIGO TORCEDOR, amigo secador, você já viu o Ganso em campo? Não estou falando na limitadíssima telinha e muito menos do alcance das câmeras, que veem mas não mostram a força dramática da arena, exibem o homem com um filtro que não representa, para o bem ou para o mal, a sua complexidade, a sua inteireza.
Porque não me venha, meu caro, com essa onda de que o simples existe quando tratamos da monstruosidade humana, seja no futebol ou no teatro, seja no esporte, na firma, no almoxarifado ou em um almoço de domingo com a família. Fora o feijão com arroz e os três acordes do punk rock, só é possível gosto e beleza na essência das complicações.
Repare no amor, por exemplo. É fácil? Veja a mulher que passa agora na calçada. Não carece TPM ou lua cheia, é linda e complicada por natureza. Eis a graça de estar vivo. Não me venha com facilidades que desconfio da esmola.
O mal do futebol é que alguns sabichões, sobretudo os técnicos, o tomaram apenas por um jogo, uma modalidade, ignorando a dramaturgia da existência que o danado embute.
O futebol não é simples, é a nossa manifestação mais barroca, com seus adornos, enfeites, anjinhos e firulas.
O futebol é uma velha igreja de Ouro Preto ou de Olinda. Com seus mistérios, vozes e barulho de correntes de escravos depois da meia-noite.
Aí vêm os mauricinhos da objetividade e dizem: façamos o mais simples, não compliquemos as coisas. Pelo amor de Deus, sem complicação não há beleza. E a beleza, como dizia o poeta mais feio da França, é a promessa de felicidade. A felicidade possível. Complique, meu filho, complique, é o que digo para os meus enteados. A vida é labiríntica e nunca caberá em uma prancheta, mesmo com letrinhas pequenas de bula de remédio.
Então, amigo, você já viu o Ganso em campo? Não o espere em SP, vale uma Vila, não importa para que time se devote. Almoce na praia e, na arquibancada, apresente, para mulher e pimpolhos, muito prazer, minha ideia de futebol é aquele 10, estão vendo? Seguramente os seus tesouros, viciados na TV, estarão de olho na bola neste momento. Aí é que está a pobreza de ver jogo apenas na tela e não no estádio. Ganso joga com e sem ela, abrindo caminhos, arquiteto de vácuos.
Já reparou que muitos passes dele (assistência é a vovozinha!) não são bem compreendidos?
O inferno são os cordeiros treinados apenas para a simplicidade.

Nenhum comentário: