terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Radialista é assim designado devido aos primeiros profissionais que iniciaram as atividades em televisão que vieram, em sua maioria, do rádio. A voz do locutor transmite a magia do rádio.
Muitos profissionais que ainda atuam em televisão, vieram de outras áreas ou até mesmo foram formados profissionalmente dentro das emissoras de TV.
Hoje a profissão, como qualquer outra atividade de forte papel social, exige que este profissional tenha formação específica de nível superior.
O curso que forma os profissionais para atuarem em rádio e televisão é chamado de Radialismo ou Rádio e TV e é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social.
"O rádio é um veículo de comunicação que tem como recurso primordial a voz na disputa pela audiência". Kirillos, Lourenço, Ferreira e Toledo - 1995.
"A leitura firme, clara e descontraída, vozes graves e aveludadas, inflexões cadenciadas e moduladas, num timbre macio e sensual... Com essas credenciais, os locutores eram verdadeiros cartões de visita das emissoras de Rádio".
Reinaldo Tavares (Falando sobre os locutores mais famosos da história do rádio)

Nenhum comentário: