sábado, 5 de março de 2011

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM LULA

Sai barato.
Ana Paula Grabois e Adriana Mattos, do Valor Econômico.Saiu barato para o grupo coreano LG os R$ 200 mil pagos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a sua primeira palestra após deixar o cargo. Fabricante de televisões, celulares, computadores e eletrodomésticos, o grupo contratou Lula para falar na quarta-feira sobre a economia brasileira a clientes do setor de varejo em um centro de convenções de São Paulo.
Lula e a LG foram notícia e apareceram em jornais, sites, TVs e rádios de todo o país. Somente para se ter uma ideia da economia em publicidade, a exposição por 30 segundos no intervalo do “Jornal Nacional”, da TV Globo, foi de R$ 570 mil por 3 inserções semanais em 2010, de acordo com um anunciante ouvido pelo Valor.
A LG disputa mercado com a Samsung, um dos principais anunciantes do Big Brother Brasil (BBB) 11. No contrato de merchandising, a Samsung paga de R$ 1,2 milhão a R$ 1,4 milhão por três a quatro inserções semanais.
No meio publicitário, a estratégia foi considerada uma boa sacada. “Quem dera ter pensado nisso antes”, comentou o presidente de uma agência paulista. “Eles conseguiram atrair uma simpatia generalizada em relação à marca e por um valor irrisório. Conseguiram o destaque e ainda geraram um “buzz” altíssimo”, afirmou Eduardo Tomiya, sócio diretor da BrandAnalytics. Na linguagem dos executivos de marketing, buzz é o barulho criado em torno de uma ação na mídia.
"Quem faz isso (expor a marca ao lado de uma figura pública), o faz intencionalmente, dentro de um planejamento claro. E não precisa se preocupar em manter, nos meses seguintes, esse barulho gerado com a ação. É tão barato que já foi obtido retorno imediato."O grupo LG é um dos líderes no mercado nacional das televisões de LCD, produto símbolo da nova classe média ascendente da era Lula. Somente em 2010, o faturamento do grupo aumentou 30% no país. Para este ano, o plano é expandir as vendas em 40% com faturamento previsto de R$ 7 bilhões.
O investimento de 2011 deve alcançar US$ 315 milhões em três novas fábricas. Duas serão na Zona Franca de Manaus, de painéis para TVS e de aparelhos de ar-condicionado. Em Paulínia (SP), a LG vai construir uma fábrica de eletrodomésticos de linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar. Desde 1995 no Brasil, a companhia possui uma planta em Manaus e outras duas em Taubaté (SP)”.

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