sábado, 5 de março de 2011

NÃO TEM MAIS ESPERANÇA ! ! !

Nesse ponto, o professor tem razão, não nutro qualquer esperança de que a "nossa velha imprensa " venha a se reciclar, fazendo uma auto-crítica profunda dos dogmas neoliberaiss por ela defendidos e que, dado ao quase absoluto monopólio que esta mídia corporativa deteve nos momentos críticos de avanço das políticas neoliberais, se converteram no tal "pensamento único" que passou a corromper uma grande quantidade de espíritos mundo acadêmico e político adentro e afora.
Repare-se que, logo após a crise do neoliberalismo, deflagrada em 2007, uma avalanche de análises que pensavam que o bom senso, a constatação das evidências escancaradas, seriam fatores inelutáveis de convencimento destas elites egoístas, contaminadas pelas crenças neoliberais, levárim-as, por si sós, a rever suas posições e a reconhecer, pelo menos em parte, os méritos das crítiicas que se lhes lançaram.
E então, o que foi que começamos a presenciar? Uma nova onda de programas neoliberais passou imediatamente a ser servido nas instituições políticas e econômicas internacionais. Isto, a meu entender, se explica porque o neoliberalismo é a "fase superior da fase superior do imperialismo".
O capitalismo, as elites financeiras que controlam a maior parte do poder mundial, não têm como voltar atrás, pondo outra coisa no lugar, sem abrir mão de seus interessess historicamente constituídos. Algo similar ocorreu na Revolução Francesa com a aristocracia face a pressão da burguesia por mudanças no sistema e no modelo econômico. Desse modo, essas elites e a sua imprensa terão que ser, de uma forma ou de outra, escurraçada do poder pelos povos, cujo sangue e suor as alimentam.

Nenhum comentário: