terça-feira, 1 de março de 2011

O DIA DO CORTE E O DIA DO TROCO

Por Carlos Chagas
Ontem foi o Dia do Corte, com o governo Dilma começando a definir de onde sairão os 50 bilhões de economia no orçamento da União. Boa parte deles, das emendas individuais de deputados e senadores,  mas, também, de investimentos nos diversos  ministérios, da Defesa à Educação e ao Turismo,  entre todos.
A partir de hoje começaremos a saber das reações parlamentares, a começar pelo estado de espírito dos 77 deputados do PMDB, dispostos a votar unidos desde o projeto do salário mínimo. Naquela oportunidade, votaram a favor. Na próxima, ninguém garante.
Para sorte do palácio do Planalto,  entramos em ritmo de Carnaval, com menos gente do que o necessário, em Brasília, nesta e na próxima semana. Apesar disso, os estrilos já começaram, atingindo outros partidos da base oficial.
Não poderia ser diferente, nos dois pólos: o governo tinha mesmo de cortar, mas o PMDB tem toda razão de não gostar. Ao contrário do que muita gente pensa, as emendas individuais não constituem necessariamente sinecuras. Trata-se de verbas que os parlamentares destinam a obras e serviços em suas regiões de atuação: estradas, pontes, escolas, postos de saúde e similares. Além, é claro, de dinheiro para ONGs e associações pouco claras sob sua influência,  controle e até propriedade.  A palavra de ordem no partido é aguardar o preenchimento dos cargos de segundo escalão, no correr de março, mas fazendo acender a luz amarela no semáforo postado diante da sede do governo. Haverá que aguardar as primeiras votações de projetos ou medidas provisórias de interesse do Executivo, mas sabendo que depois do Dia do Corte virá o Dia do Troco.

Nenhum comentário: