sábado, 5 de março de 2011

OS 50 ANOS DO GOL DE PLACA


Hoje faz 50 anos que Pelé inspirou a criação da expressão gol de placa. Foi no sábado 5 de março de 1961, em jogo do Santos com o Fluminense, no Maracanã, pelo torneio Rio-São Paulo, que o Rei do futebol marcou o gol de placa.
Foi aos 40 minutos do primeiro tempo. O Santos já vencia (1 a 0), gol de Pepe, quando Pelé recebeu a bola do goleiro Laercio na entrada de sua própria área. Aí arrancou num pique sensacional. Os pontas Dorval e Pepe abriram espaço como se fossem receber a bola.
Pelé prosseguiu na arrancada. Coutinho, o grande parceiro das tabelinhas, também se deslocou e o espaço ficou ainda mais claro para o Rei, que driblou em linha reta Edmilson, Clóvis, Altair, Jair Marinho e Pinheiro. Na saída do goleiro Castilho, ele tocou a bola no canto esquerdo.
Foi no gol à direita da Tribuna de Honra. Pelé ainda só faria 20 anos em outubro, mas ganhou o presente com oito meses de antecedência: os torcedores do Fluminense se levantaram para homenageá-lo. Aplaudiram-no de pé, durante dois minutos! E todos os companheiros de time o abraçaram.
A Adeg – Administração dos Estádios da Guanabara -, hoje Suderj, mandou fazer uma placa de prata para colocar no Maracanã. Aí então nasceu a expressão gol de placa, graças ao gênio de Pelé, que, com muita propriedade, Waldir Amaral chamou de “o Deus de todos os estádios”.
Olten Ayres de Abreu, da Federação Paulista, foi o árbitro do jogo. Times:
Fluminense – Castilho, Jair Marinho, Pinheiro, Clóvis (Paulo) e Altair; Edmilson e Paulinho; Telê (Augusto), Valdo, Jaburu e Escurinho. Santos - Laercio, Fiotti, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio (Nei); Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.
Pelé marcou dois gols e Pepe fez o terceiro. O gol do Fluminense foi de Jaburu, atacante que era do Olaria e depois foi negociado pelo empresário José da Gama com o FC Porto, então tetracampeão de Portugal.
Altair, o lateral-esquerdo do Fluminense, resumiu: “O negão era foda”.

Nenhum comentário: