sexta-feira, 20 de maio de 2011

A DIFÍCIL MISSÃO DE APONTAR FAVARITOS

Por Milton Leite
Neste sábado começa o Campeonato Brasileiro com a sua maratona de 38 rodadas e quase sete meses de competição acirrada. E todo torcedor que tem a chance de conversar com algum jornalista esportivo, quer sempre saber quais são os favoritos, que tem o melhor elenco, quem vai brilhar… Missão quase impossível responder. Há tantos acontecimentos ao longo do torneio que o favorito de hoje, pode não ser mais daqui a um mês.
Poucas horas antes da primeira rodada, quem tem o melhor time? Em minha opinião, o Santos, porque tem os dois melhores jogadores do futebol nacional, Neymar e Paulo Henrique Ganso. O melhor elenco? O Cruzeiro. O Inter corre um pouco atrás dos dois, tendo um ótimo elenco, mas parece faltar um pouco mais ambição, de gana aos gaúchos. E já na primeira rodada é possível observar como é difícil a vida de analista de futebol no Brasileirão: pelo envolvimento na Libertadores, o Santos vai jogar com time reserva contra o Internacional. E provavelmente repetirá a dosa nas duas próximas rodadas – e se for à final o time titular vai estender essa ausência dos principais jogadores por mais algumas rodadas. O mesmo deve acontecer com Vasco, Ceará, Avaí e Coritiba, disputando as semifinais da Copa do Brasil.
Pior, o Santos que muita gente aponta como favorito, provavelmente perderá três jogadores fundamentais por longo período: a Copa América que vem aí e levará Elano, Neymar e Ganso por dez, 12 rodadas. E se ganhar a Libertadores, vai se dedicar ao Brasileiro ou pensar no Mundial? Claro que a seleção vai desfalcar outras equipes, o que dificulta avaliar o que poderão conseguir em um terço do campeonato.
Jogadores que estão chegando do exterior, como Alex (Corinthians) e Martinuccio (Palmeiras), por exemplo, só poderão jogar em agosto. A situação pode se modificar se a CBF permitir que estes atletas joguem antes da abertura da janela de negócios com o futebol europeu. Mesma janela que poderá levar outros jogadores durante o andamento da competição, o que pode mais uma vez modificar mais uma vez o panorama. E o que vai acontecer quando começar a Copa Sul Americana? Os times vão atuar com todos os titulares lá ou cá?
Além disso, na maioria das vezes as análises pensam exclusivamente no time, deixando de levar em consideração o grupo todo. Neste campeonato, quem tem 11 bons jogadores não consegue sucesso. É preciso ter reservas de qualidade porque a exigência física é grande, sem falar em suspensões, contusões e negociações inesperadas.
Apontar favoritos agora é mera futurologia.

Nenhum comentário: