Série B é segundo golpe da Globo sobre RedeTV!.
Por Erich Beting.
A disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro teve um segundo round na última semana, quando a Band foi oficializada como a emissora oficial da Série B do Campeonato Brasileiro a partir do próximo dia 21 de maio. A emissora da família Saad tirou da RedeTV! os direitos de exibir a competição. A decisão é mais um baque para o canal que já havia ganho, mas sem levar, os direitos de exibir o Brasileirão da Série A entre 2012 e 2014.
Mesmo sem aparecer, a Globo foi a principal vencedora dessa história. A Band comprou, em tese, os direitos de exibir o campeonato da Sportpromotion, agência de marketing que é responsável pela gestão comercial da Segundona em parceria com a CBF. A Globo é a principal detentora dos direitos para TV aberta, TV fechada e pay-per-view, mas geralmente só tem exibido as partidas do campeonato nos seus canais pagos. Nos últimos seis anos, a RedeTV! ficou com a transmissão em TV aberta do torneio, com raras aparições da Globo nos anos em que clubes de grande torcida participaram da competição.
Para este ano de 2011, a dobradinha Globo e Band será feita nas duas principais divisões do futebol brasileiro, dando mostras de que deverá continuar também quando terminar de ser resolvida a transmissão do Brasileirão entre 2012-2015.
Fica cada vez mais claro que está bem longe de acontecer a via de conciliação entre Globo e RedeTV! (particularmente, esse era o caminho que eu considerava o mais racional para ser tomado pelas duas partes) para acomodar os interesses do processo de aniquilação do Clube dos 13. Sinal de que poderemos ter guerras de liminares ou brigas intermináveis na Justiça.
Para o mercado, e para o torcedor, o mais provável, neste momento, é que Globo e Band continuem a reinar soberanas no direitos de transmissão do futebol no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário