quarta-feira, 15 de junho de 2011

PEÑAROL x SANTOS, 49 ANOS DEPOIS


Com o Estádio Centenário - palco da primeira Copa do Mundo em 1930 – lotado, Peñarol e Santos começam a decidir hoje à noite a Copa Libertadores, repetindo o que fizeram em 1962 quando o Santos ganhou o primeiro título do mais importante torneio sul-americano.
Há 49 anos, foram três jogos eletrizantes entre os dois times. No primeiro, o Santos ganhou (2 a 1) no mesmo palco de hoje. No segundo, o Peñarol venceu (3 a 2) na Vila Belmiro. A decisão, de acordo com o regulamento da época, teria que ser em estádio neutro.
Santos Peñarol decidiram no Estádio Monumental de Nuñez, do Club Atletico River Plate, em Buenos Aires. Não houve o equilíbrio dos dois primeiros jogos. O Santos, em noite inspirada do ataque Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe ganhou fácil (3 a 0).
O Peñarol havia ganho as duas primeiras Libertadores: em 1960 derrotando o Olímpia (Paraguai) e em 1961 vencendo o Palmeiras.
O Santos foi bicampeão em 1963 com duas vitórias (3 a 2 e 2 a 1) sobre o Boca Juniors (Argentina). Em 62 e 63 o Santos foi também bicampeão mundial, derrotando o Benfica em 62 e o Milan, no Maracanã, em 63.
O Peñarol ganhou cinco vezes a Copa Libertadores: 1960 (invicto), 1961, 1966, 1982 e 1987. No último título, o gol da vitória (1 a 0 sobre o America de Cali, Colômbia) foi de Diego Aguirre, atual técnico, que também atuou na Portuguesa e no São Paulo.
Duas figuras da história uruguaia estarão hoje à noite no estádio: o ponta-direita Gigghia, autor do gol do título de 50 (2 a 1) na decisão com o Brasil, no Maracanã, e o goleiro Maidana, bicampeão com o Peñarol nas duas primeiras Libertadores.
Neymar foi o centro das atenções, ontem, no desembarque do Santos no Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu. Ele negou que tenha assinado pré-contrato com o Real Madrid e resumiu com muita firmeza: “Nada me tira do Santos”. O contrato é até agosto de 2015.
O presidente Luis Alvaro Ribeiro disse que a multa para tirar Neymar do Santos é de 45 milhões de euros. Jornais espanhóis noticiaram ontem que Neymar vai assinar com o Real Madrid por cinco temporadas ganhando dois milhões de euros por ano.
Muricy Ramalho vai improvisar Pará na lateral porque Jonathan está contundido e não terá o zagueiro Edu Dracena, suspenso, e o lateral Léo, em tratamento. O Santos inicia com Rafael, Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Alex Sandro; Adriano, Arouca, Danilo e Elano; Neymar e Zé Eduardo.

Nenhum comentário: