Possível tira-teima em duelo de equilíbrio recente.
Time cruz-maltino leva grande vantagem no duelo pelo Brasileirão, mas histórico recente na competição é de empates.
Clássico é quase sempre sinônimo de equilíbrio. No entanto, no caso de Botafogo x Vasco pelo Campeonato Brasileiro, a igualdade que caracteriza o duelo nos últimos anos é comprovada nos números. As duas equipes entram em campo neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, podendo fazer uma espécie de tira-teima. Afinal, ficaram empatadas as últimas quatro partidas entre os rivais na competição. Em 2008, Botafogo e Vasco empataram por 1 a 1 nos dois turnos. O mesmo aconteceu no jogo de ida do Brasileirão de 2010. No returno, a igualdade foi de 2 a 2. Em toda a história do Campeonato Brasileiro, os cruz-maltinos têm ampla vantagem: 17 vitórias, 15 empates e sete derrotas.Neste domingo, o Botafogo vai em busca da vitória para se recuperar dos 2 a 0 sofridos diante do Figueirense, em Florianópolis, e seguir na briga por uma vaga no G-4. A equipe do técnico Caio Júnior soma 22 pontos. O Vasco, que tem a classificação para a Libertadores assegurada por ser o campeão da Copa do Brasil, tem 27 pontos e está há seis rodadas sem perder.O árbitro da partida será Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Dibert Pedrosa Moisés, todos do Rio de Janeiro e do quadro da Fifa.
Botafogo: a fraca atuação na derrota por 2 a 0 para o Figueirense acendeu o alerta em General Severiano. A falta de objetividade, apesar da boa posse de bola, chamou a atenção. Assim, a partida contra o Vasco é vista como a oportunidade perfeita para que a equipe mostre a força necessária para seguir na briga por uma vaga no G-4. Vasco: invicto há seis jogos, o time joga o primeiro clássico carioca do Brasileiro na tentativa de se manter na briga pelo título - atualmente está a quatro pontos do Corinthians, dono do melhor aproveitamento do campeonato.
Botafogo: o técnico Caio Júnior decidiu pela volta de Fábio Ferreira, que se recuperou de lesão muscular e entra no lugar de Gustavo na zaga. O meia Felipe Menezes é o principal candidato a ocupar uma vaga no meio-campo. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes e Elkeson; Herrera e Loco Abreu. Vasco: a formação da equipe tem alguns pontos de interrogação. O técnico Ricardo Gomes tem a opção de escalar novamente um meio de campo com Romulo, Felipe, Juninho e Diego Souza, com Jumar ou Marcio Careca na lateral. Porém, já acenou com a possibilidade de colocar Jumar para auxiliar na proteção da zaga. Neste caso, Juninho ou Felipe ficaria como opção no banco. Os prováveis titulares contra o Bota são: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca (Juninho); Romulo, Jumar, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Botafogo: Maicosuel cumpre suspensão automática. O meia Everton se recupera de uma cirurgia no ombro esquerdo, e o atacante Caio torceu o tornozelo. Vasco: Eduardo Costa está com um edema na coxa esquerda e não foi liberado para o jogo. Nilton, Cesinha, Max, Douglas e Kim estão em processo de recondicionamento físico. Diego Rosa levou o terceiro amarelo na partida contra o Santos e terá que cumprir suspensão automática.
Botafogo: Herrera e Somália.
Vasco: Bernardo, Dedé e Elton.
Vasco: Bernardo, Dedé e Elton.
Botafogo: com atuações irregulares nas últimas rodadas depois de um ótimo início de campeonato, Elkeson vem sendo cobrado por torcedores. O técnico Caio Júnior garantiu confiar no jogador, tendo a certeza de que ele ainda vai construir uma bela trajetória no clube, a começar pelo clássico deste domingo. Vasco: depois da excelente partida contra o Santos, com direito a golaço, Diego Souza entra em campo com o moral em alta. E o Botafogo traz boas recordações a ele. Foi contra a equipe de General Severiano que fez sua estreia pelo Vasco, marcando um belo gol e ajudando na vitória por 2 a 0. O jogador chegou a ser dúvida para este domingo por causa de dores na coxa, mas foi liberado.
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "O Vasco vive um grande momento. Depois de ser campeão da Copa do Brasil, manteve uma sequência de alto nível. É time de muita qualidade, principalmente no meio-campo, com jogadores que desequilibram. Mas o Botafogo faz um grande campeonato e tem todas as condições de vencer." Ricardo Gomes, técnico do Vasco: "O Botafogo tem atuado bem, assisti aos últimos jogos. Espero mais uma grande partida. Queremos dar sequência, pontuar, dar vida longa a essa fase o máximo possível. Por enquanto a tabela ainda está bastante embolada.”
*Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A última vez que houve um vencedor no clássico, valendo pelo Campeonato Brasileiro, foi em 2007. O Vasco ganhou por 2 a 1 o Botafogo, no dia 14 de outubro.
* Dodô é o maior artilheiro da história do confronto pelo Campeonato Brasileiro. Foram cinco gols marcados, todos a serviço do Botafogo. Com a camisa do Vasco, ele balançou a rede três vezes na goleada por 6 a 0 em 2010, mas pelo Campeonato Carioca.
Botafogo e Vasco se enfrentaram pela última vez em 20 de março, no Engenhão, pela Taça Rio. No dia em que fez sua estreia pela equipe cruz-maltina, Diego Souza abriu o placar aos 15 minutos do segundo tempo. Aos 25, Eder Luis acertou um belo chute e selou a vitória por 2 a 0 sobre o Alvinegro. A derrota acabou causando a saída do técnico Joel Santana de General Severiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário