JUCA KFOURI, da Folhapress.
Faz 40 anos que se disputou a primeira rodada do primeiro Campeonato Brasileiro.
NÉSTOR SCOTTA, argentino que jogava no Grêmio, marcou o primeiro gol da história dos Campeonatos Brasileiros, exatamente num dia 7 de agosto, quatro décadas atrás.
O tricolor gaúcho ganhou do São Paulo, no Morumbi, por retumbantes 3 a 0.
Néstor Leonel Scotta, que morreu cedo, aos 52 anos, num acidente de carro em 2001, foi duas vezes artilheiro da Libertadores da América, atuando pelo colombiano Deportivo Cali.
E era irmão mais velho de Héctor Horacio Scotta, 60 anos, lendário artilheiro argentino, que também jogou no Grêmio, entre 1976 e 1979, onde atuou 88 vezes e marcou 44 gols, um gol a cada dois jogos, além de ter marcado 60 tentos numa mesma temporada, em 1975, pelo San Lorenzo, o que valeu a façanha de ser o goleador do ano na América do Sul.
Na tarde de 7 de agosto de 1971, a primeira rodada do Brasileirão teve dez jogos, como a 15ª deste 41º campeonato.
Então, o Corinthians goleou o Santa Cruz, no Recife, por 4 a 1, o Palmeiras ganhou da Lusa por 1 a 0 e o Santos empatou com o Bahia, em Salvador, sem gols. Os demais resultados foram: Internacional 0 x 0 Fluminense; Ceará 0 x 0 Vasco; Coritiba 0 x 2 Cruzeiro; Sport 1 x 0 Flamengo; Galo 1 x 1 América-MG e Botafogo 0 x 0 América-RJ.
Eram outros tempos, mas nem parecem assim tão longe, embora Tostão jogasse no Cruzeiro, Pelé no Santos e Rivellino no Corinthians.
Fazia pouco mais de um ano que a seleção brasileira havia voltado tricampeã mundial do México e Jobim era apenas o sobrenome de um dos maiores compositores da história da música, o imortal Tom, que, além do mais, não dava bom dia a cavalos como o ex-ministro que acaba de cair de um deles. Tom Jobim gostava era de passarinhos.
Seja como for, é curioso observar que 16 dos 20 atuais membros da primeira divisão brasileira estavam nela 40 anos atrás, ficando de fora apenas o Santa Cruz, o América carioca, o Sport e a Lusa.
O gol de Scotta foi aos 10 minutos, e ele mesmo ampliou, no segundo tempo, para Flecha fechar o placar, em jogo apitado por Arnaldo Cézar Coelho e com Gerson e Pedro Rocha no meio de campo do tricolor paulista, dirigido por Osvaldo Brandão.
Se um argentino fez o primeiro gol do Brasileirão, outros três, o goleiro Agustín Mario Cejas em 1973, Carlitos Tevez em 2005 e Conca em 2010, já foram eleitos os melhores do campeonato, assim como o chileno Elias Figueroa, em 1976, e o uruguaio Ancheta, também em 1973, com Cejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário