quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TARSILA DO AMARAL

Para celebrar o 125° aniversário de nascimento da artista, companhia alterou seu logotipo, que traz elementos característicos de suas obras.

Tarsila do Amaral participou do movimento modernista no Brasil na década de 1920.Foto: Google/ReproduçãoTarsila do Amaral, por conta do 125º aniversário de seu nascimento. A página inicial da empresa – tanto a dedicada ao público brasileiro quanto a destinada aos usuários norte-americanos – teve seu tradicional logotipo alterado para um "doodle" comemorativo: suas letras fazem referência a quadros da pintora. Tarsila foi uma das figuras centrais do movimento artístico modernista brasileiro, tendo sido a pintura "O Abaporu" de 1928 considerada como o marco que inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas do Brasil.
Nesta quinta-feira (1º) a Google resolveu homenagear a artista plástica
O cenário lembra a obra “Sol Poente”, as casas remetem a “Morro da Favela”, e há também uma alusão à tela “A Lua”. Ao selecionar a imagem, uma pesquisa pela artista é feita automaticamente. O primeiro e o segundo resultados exibidos levam o usuário ao portal oficial da mesma; o terceiro direciona ao verbete da Wikipédia.
Tarsila
Colorido Doodle da Google lembra quadros de Tarsila
Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, em Capivari, interior de São Paulo. De família rica, passou sua infância junto a seus sete irmãos na fazenda herdada pelo pai. Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, e retornou ao Brasil em 1906.
Participou da célebre Semana de 22, onde as ideias e obras modernistas foram repercutidas. Sua perspectiva era semelhante a de Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia; formavam o Grupo dos Cinco, e tentavam renovar a cena artística brasileira, redescobrindo o País e unindo suas características às influências de fora.
Faleceu em 1973, com 87 anos, e foi enterrada no Cemitério da Consolação, na cidade de São Paulo. Lembrada até hoje como uma das principais artistas do Brasil, é a autora de telas que permanecem no imaginário da nação, como “Abaporu” e “Operários”.

Nenhum comentário: