segunda-feira, 5 de abril de 2010

ONDAS DO QUEBRA-MAR

Minha alma cabocla
Navega por aqui
Exaltando negros e índios
Na terra do açaí.

O Amazonas vem subindo
Pela orla da beira-mar
Nas ricas águas doces
Do meu rio-mar.

O Amazonas é majestoso
E banha o meu lugar
Aqui todos se encantam 
Com a lenda do quebra-mar.

A brincar descalço
Na beira do Igarapé
Sinto teu remanso
Nas tardes quentes de maré.

O canto das lavadeiras
Mistérios vão encontrar
Sereias, cobras e botos
Encantam esse lugar.

Com a bela brisa do mar
Na fortaleza vou passear
E nas margens do Amazonas 
Tomo o meu tacacá.

Estância de bacabas
Nova aurora vai chegar
Rio acima, rio abaixo
Marabaixo vou dançar.

No balanço da canoa
Sob o sol do equador
Vejo o encontro das águas
Rasgando o rio-mar.

No teu leito 
Quero sempre habitar 
E sentir a força dessa terra
Nas ondas do quebra-mar.

Yan Roberto Lima Silva, amapáense, ganhandor da medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Português categoria "Poesia", aluno do 4º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Santa Maria.
Fortaleza de São José de Macapá.  

Um comentário:

Unknown disse...

muito lindo esse poema. aqui na cidade maravilhosa quero sempre habita no meio do mundo você pode me encontra assim termino esse comentário logo quero o encontra ass; junior belo aqui de macapa