Paulo Achilles.
Lembro-me ainda menino em 1977/78 da revolta dos operários que construiam a hidrelétrica de Foz do Areia nos municípios de Bituruna e Pinhão - PR. Cansados de promessas de pagamentos em dia, aumento de salário, melhores condições de alojamento e comida, uma noite houve uma revolta geral. Por dois seguidos serviram carne podre nas marmitas. Como no filme encouraçado potemkin, o turno da noite não começou, o que seguiu foram alojamento incendiados, caminhões, tratores e outras máquinas sendo incendiadas ou jogadas no rio Iguaçu. A destruição só terminou de madrugada qdo chegaram soldados do 26 GAC - Grupo de Artilharia de Campanha do exército de Guarapuava que fica cerca de 90km. Munidos de caminhões de transporte de tropa da segunda guerra mundial houve uma demora considerável para a tropa chegar ao canteiro, que antes disso já havia imensos tratores colocados na estrada para evitar justamente a chegada da polícia. Mais de 20 operários foram mortos naquela noite e somente um mês depois com a construção de alojamentos novos, refeitórios e a retirada das máquinas do rio é que foi possível a continuidade dos trabalhos. A tragédia só não foi maior porque as bananas de dinamites ficavam sem as espoletas que eram levadas de Faxinal do Céu (cidade estilo européia) que abrigava os engenheiros e um destacamento polícia que guarnecia justamente a parte dos explosivos.
Quando soube da notícia de que estavam havendo estes protesto em Rondônia me veio imediatamente na lembrança o episódio de Foz do Areia. Sendo possível saber que depois de mais de 30 anos este amado Brasil continua igual. Tão igual a 1917 na greve geral que parou São Paulo em busca de melhores salários e condições de trabalho
No início de 1918 ainda na prisão, Leuenroth recebeu a notícia de que seus amigos libertários cogitavam a possibilidade de candidatá-lo para deputado como uma forma de protesto. De sua cela na cadeia pública de São Paulo, Leuenroth escreveu uma artigo agradecendo a consideração, afirmando que não poderia aceitar uma candidatura sua pois isso iria de encontro com seus ideais anarquistas aos quais permanecia fiel, e não compactuaria com o Estado nem para fazer protesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário