terça-feira, 5 de outubro de 2010

AS 13 RODADAS QUE FALTAM

Os seis times que estão em condições de ganhar o título de campeão brasileiro de 2010 precisarão ter muita disposição e atenção nos treze jogos que faltam. A diferença entre os quatro primeiros do momento – Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Internacional, que tem um jogo a menos – é muito pequena para que se faça qualquer projeção. E os dois que aparecem a seguir – Atletico Paranaense e Botafogo – também ainda não podem ser descartados. Os caminhos que levam à consagração costumam ser sempre muito sinuosos e traiçoeiros.
Penso que é importante, para a análise dos que gostam de acompanhar as emoções a cada jogo, fazer uma exposição do que espera os seis primeiros até o domingo cinco de dezembro, de vez que o equilíbrio está caminhando lado a lado com as quedas e as subidas de cada um, sem que possa prever o desfecho. A tendência que vai ficando cada vez mais clara é a de que o campeão dificilmente será conhecido antes das três ou duas últimas rodadas. Não há time que demonstre firmeza para ganhar o título com mais antecedência.
Fluminense – 1º lugar – 52 pontos. Jogos que faltam: em casa – Santos, Botafogo, Grêmio, Vasco, Goiás e Guarani. Fora de casa - Cruzeiro, Atletico Paranaense, Internacional, São Paulo e Palmeiras.
Corinthians – 2º lugar – 49 pontos. Jogos que faltam: em casa – Atletico Goianiense, Palmeiras, Avaí, Cruzeiro e Vasco. Fora de casa-Atletico Mineiro, Guarani, Flamengo, São Paulo, Vitória e Goiás.
Cruzeiro3º lugar – 48 pontos. Jogos que faltam: em casa – Fluminense, Atletico Mineiro, São Paulo, Vasco e Palmeiras. Fora de casa – Goiás, Grêmio, Grêmio Prudente, Vitória, Corinthians e Flamengo.
Internacional – 4º lugar – 44 pontos (um jogo a menos). Jogos que faltam: em casa – Atletico Mineiro, Santos, Fluminense, Avaí e Vitória. Fora de casa – Ceará, Flamengo, Grêmio, Atletico Goianiense, Botafogo e Grêmio Prudente.
Atletico Paranaense5º lugar – 42 pontos. Jogos que faltam: em casa – Vasco, Goiás, Fluminense, Palmeiras, Grêmio Prudente e Avaí. Fora de casa – Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Ceará.
Botafogo – 6º lugar – 42 pontos. Jogos que faltam: em casa – Palmeiras, Fluminense, Vitória, Atletico Goianiense, Internacional e Grêmio Prudente. Fora de casa – Guarani, Atletico Mineiro, Avaí, Ceará e Grêmio.
Pelo que se observa, há equilíbrio nos jogos que os seis primeiros terão em casa e fora. Numa análise consciente, não se pode atribuir vantagem a nenhum dos concorrentes. Nem mesmo a de fazer o último jogo como mandante. A única certeza nesta reta final é que o título ficará com quem estiver mais bem preparado, fisicamente e psicologicamente, inclusive. Mais uma vez, a fórmula dos pontos corridos, no começo tão criticada, mostra o quanto é boa, justa e emocionante até o final.

Nenhum comentário: