BOTAFOGO, A IMPORTÂNCIA DA VITÓRIA
Ganhar hoje em Campinas representa para o Botafogo o reencontro com a vitória depois de seis jogos. A última vez que o time ganhou foi na 21ª rodada – 2 a 0 sobre o São Paulo, no domingo 12 de setembro, no Engenhão -, seguindo-se então a derrota contundente (4 a 1) para o Goiás e a sequência de empates: 1 a 1 com Cruzeiro, Vasco e Atletico Paranaense e 2 a 2 com Corinthians e Flamengo. Os resultados tiraram do sério o técnico Joel Santana:
“Foram dez pontos que deixamos de ganhar em jogos inteiramente ao nosso favor. Apenas de todas as advertências, o time continuou errando e com as falhas acabamos muito prejudicados. Poderíamos estar em situação bem mais favorável do que nos encontramos.”
O técnico disse que as circunstâncias do jogo de hoje não permitem o Botafogo pensar em empate, resultado que talvez fosse bom se o time tivesse aproveitado as chances de vitória que deixou escapar em vários jogos: “O Grêmio e o Palmeiras estão de olho no nosso lugar. A diferença é de apenas três pontos. Como o nosso objetivo é a vaga na Libertadores, não podemos mais vacilar, temos que vencer, o que não será fácil porque o Guarani ainda não perdeu para time do Rio em Campinas. Mesmo quando jogou conosco no Engenhão, foi 1 a 1.”
Botafogo – 6º lugar – 42 pontos – 10 vitórias, 5 derrotas, 12 empates. 41 gols marcados, 31 gols sofridos. Guarani - 12º lugar – 33 pontos – 8 vitórias, 10 derrotas, 9 empates. Saldo devedor de dez gols: marcou 30, sofreu 40. Carlos Eugenio Simon, da Federação Gaúcha e único árbitro brasileiro em três Copas do Mundo consecutivas – apitará Guarani x Botafogo, às 19h30m, no Estádio Moisés Lucarelli. A previsão é de sete mil espectadores.
Vagner Mancini, técnico do Guarani, não antecipou a escalação. Sobre o jogo, ele disse: “É a nossa chance, por jogarmos em casa, de dar uma subida na tabela, torcendo também para que São Paulo e Vasco, que estão à nossa frente, não vençam. Mas, mesmo em casa, o jogo será complicado, ainda que o Botafogo esteja desfalcado.”
Joel Santana também não antecipou a escalação do Botafogo. Ele voltou a lamentar as ausências dos laterais Alessandro e Marcelo Cordeiro – suspensos – e do zagueiro Fabio Ferreira, que será operado do joelho e só voltará a jogar no ano que vem. A falta do goleiro Jeferson, que está na seleção, foi minimizada pelo técnico: “O Renan terá oportunidade de mostrar nestes dois jogos que é bom e que o Botafogo está bem servido de goleiros.”
Antonio Carlos, Fahel e Herrera voltarão hoje ao time. De todos, no entanto, o mais empolgado é o meio-campo Lucio Flavio, que disputará o terceiro jogo consecutivo, depois de ficar muito tempo na reserva: “De fora, observei e aprendi coisas que nem sempre podia ver quando estava jogando. Espero continuar tirando proveito para me manter titular.” O atacante Jobson, cuja situação é meio misteriosa, viajou com o time, mas não sabe se inicia o jogo. Joel Santana não quis antecipar.
Grêmio x Grêmio Prudente será o outro jogo de hoje, às 19h30m, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Oitavo colocado com 39 pontos – 10 vitórias, 8 derrotas, 9 empates, 41 gols marcados, 33 gols sofridos -, o Grêmio é franco favorito e deve obter a quinta vitória consecutiva. Jonas – 14 gols – quer ampliar a vantagem como artilheiro absoluto do campeonato. O Grêmio Prudente – último colocado – 21 pontos – 5 vitórias, 13 derrotas, 9 empates, 26 gols marcados, 39 jogos sofridos, jogará na retranca.
São Paulo e Vitória farão o único jogo das 21 horas, no Morumbi, marcando a estreia do técnico Paulo Cesar Carpegiani, que dirigiu o Atletico Paranaense nas 22 rodadas anteriores. Ele promete uma postura mais ofensiva do São Paulo – 11º lugar – 35 pontos – 9 vitórias, 10 derrotas, 8 empates. O time tem saldo devedor: marcou 34,sofreu 38 gols. O Vitória vem de três derrotas e é 14º com 31 pontos, 7 vitórias, 10 derrotas, 10 empates e saldo devedor de cinco gols: marcou 32, sofreu 37.
Nenhum comentário:
Postar um comentário