sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Brasil diz acompanhar com atenção os protestos no Egito.
O governo brasileiro acompanha "com atenção" os protestos populares pela queda do governo no Egito, na Tunísia e no Iêmen.
Milhares de manifestantes foram às ruas do Cairo, Alexandria e outras cidades do Egito para pedir a queda do presidente Hosni Mubarak, no poder há 30 anos. A polícia reprime os protestos com violência e há relatos de ao menos três mortos.
"O governo brasileiro expressa sua expectativa de que as nações amigas encontrarão o caminho de uma evolução política capaz de atender às aspirações da população em ambiente pacífico e sem interferências externas, de modo a dar suporte ao desenvolvimento econômico e social em curso", diz nota do Ministério de Relações Exteriores.
O comunicado destaca ainda que o Brasil tem "cooperação crescente" com os países árabes e lembra que, no próximo dia 16, haverá a 3ª Cúpula América do Sul - Países Árabes (ASPA). "Será uma oportunidade de renovação do diálogo com lideranças da região".
O Egito é parceiro do Mercosul desde 2010, quando foi assinado acordo de livre comércio. "O bloco tem ampliado seu relacionamento com os países árabes, como se verifica nas negociações em curso com Jordânia, Síria e Palestina", disse

Nenhum comentário: