sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FERRARI APRESENTA F150 EM MARANELLO

Por Marcio Arruda, do Cockipt - JORNAL DO BRASIL. 
Bons tempos aqueles de lançamentos pirotécnicos das equipes de Fórmula 1. Verdadeiros shows de luzes e estrelas (pilotos e carros), a festa aconteceu até meados de 2000. Nos últimos anos, os times optam por apresentarem seus modelos no início da pré-temporada.
Sem show e sem pista, a Ferrari lançou o F150, que disputará o mundial de 2011, em Maranello. Visualmente, o carro teve mudanças em relação ao bólido que disputou o título de 2010. A frente mais fina e alta, o cofre do motor não tem mais a asa-bigorna, as entradas de ar estão mais encorpadas e o aerofólio traseiro com flaps – para ajuste na geometria variável – chamaram mais atenção.
(Scuderia Ferrari Website)
Agora é Felipe Massa e Fernando Alonso, que apresentaram o F150 ao mundo, sentarem no cockpit a acelerarem. Mas isso só poderá ser feito no dia 1º de fevereiro, data que marca o início dos testes coletivos da F1, que acontecerá no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
Abro parêntese aqui para destacar a nova logomarca da Ferrari estampada no cofre do motor. Depois de tanta polêmica em relação à Marlboro, patrocinador do time vermelho que não pode aparecer por causa da proibição de propaganda de cigarros em diversos países, a Ferrari criou algo que se assemelha à logo da marca de cigarros. Gosto destes dribles nas polêmicas; alguns são sensacionais, como este. Fecho parêntese.
O mundial será bem interessante. Como já escrevi por aqui, a temporada de F1 deste ano proibe o difusor duplo traseiro e o duto frontal, mas permite a volta do Kers e obriga a utilização dos pneus Pirelli. Mas, por favor, não interpretem ‘interessante’ como diferente. Não acredito que nenhuma escuderia consiga o pulo do gato; Red Bull, Ferrari e McLaren ainda vão ditar os rumos de 2011, mas poderemos ter surpresas no pódio com Mercedes, Force India, Lotus-Renault e Williams.
O modelo, precursor do F10, foi batizado desta forma para homenagear os 150 anos de unificação da Itália.
 

Nenhum comentário: