quarta-feira, 1 de junho de 2011

LÁ COMO CÁ

NEM VARGAS LlOSA AGUENTA.
PERU: MÍDIA QUER IMPOR KEIKO FUJIMORI - A campanha eleitoral peruana divide o país em meio a um engajamento ostensivo dos meios de comunicação, que abertamente tomam partido da candidatura conservadora. A consultoria Imasen, a única que fez uma pesquisa sobre a postura da mídia, afirma que 59% dos peruanos acreditam que Keiko Fujimori tem mais apoio dos meios de comunicação, contra 12,4% que atribuem esse privilégio a Humala. A ação midiática pró-candidatura da direita é tão desabrida que, ontem, o escritor Mário Vargas Llosa decidiu suspender a publicação de sua coluna no jornal peruano 'El Comércio'. Disse Vargas Llosa, confessadamente um neoliberal: " (esse jornal) tornou-se uma máquina de propaganda (da direitista Keiko Fujimori)... Não posso permitir que minha coluna continue sendo publicada nessa caricatura do que deve ser um órgão de expressão genuinamente livre e democrático". Após o debate do dia 29, pesquisas reforçam a percepção de um empate técnico entre Keiko Fujimori e o centro-esquerda  Ollanto Humala, antecipando um desfecho imprevisível para a eleição deste domingo. No caso da mídia brasileira é notória a simpatia pela vitória de Keiko, na medida em que contribuiria para enfraquecer a agenda da integração latino-americana que tem no governo do PT sua grande âncora regional. (Carta Maior; 4º feira, 01/06/ 2011)

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