sexta-feira, 3 de junho de 2011

SANTOS x PEÑAROL, 49 ANOS DEPOIS



Ganhadores das quatro primeiras Copas Libertadores, Peñarol e Santos voltarão a decidir o mais importante torneio sul-americano depois de 49 anos. O Santos venceu o Peñarol na final de 62 quando conquistou o segundo título.
O Santos venceu (2 a 0) o primeiro jogo em Montevidéu e perdeu (3 a 2) o segundo jogo na Vila Belmiro. Na época, se houvesse terceiro jogo seria em campo neutro. O terceiro foi no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e o Santos ganhou (3 a 0).
Dos seis ganhadores invictos da Libertadores, quatro são argentinos: Independiente em 64, Estudiantes em 69 e 70, e o Boca Juniors em 78. Os outros são o Peñarol e o Santos. Os times argentinos são os que mais ganharam a Copa: Independiente 7 vezes, Boca Juniors, 6.
O Peñarol foi campeão invicto da 1ª Copa Libertadores, em 1960, com 3 vitórias e 4 empates. Na decisão, 1 a o no Olímpia (Paraguai).
Na segunda Libertadores que ganhou, em 61, o Peñarol decidiu com o Palmeiras, vencendo (1 a 0) o primeiro jogo e empatando (1 a 1) o segundo. Na terceira, em 66, decidiu com o River Plate: 2 a 0, 2 a 3 e 4 a 2.
Na quarta vez em que foi campeão, em 82, o Peñarol decidiu com o Cobreloa (Chile), que em 81 já havia sido vice-campeão perdendo a decisão para o Flamengo. O Peñarol ganhou (1 a 0) do Cobreloa no segundo jogo, depois de 0 a 0 no primeiro.
O quinto e último título do Peñarol na Copa Libertadores foi em 87, quando decidiu com o America de Cali (Colômbia). Perdeu (2 a 0) o primeiro jogo e venceu o segundo (2 a 1) e o terceiro (1 a 0).
O Santos só ganhou duas vezes a Libertadores: em 62, decidindo em três jogos com o Peñarol, venceu (2 a 1) o primeiro, perdeu (3 a 2) o segundo e ganhou (3 a 0) o terceiro. Em 63, na decisão com o Boca Juniors, o Santos venceu por 3 a 2 e 2 a 1.
A DECISÃO da Copa Libertadores 2011 será em dois jogos: o primeiro, dia 15, no Estádio Centenário, em Montevidéu, e o segundo, dia 22, em São Paulo. Duas vezes campeão mundial interclubes, o Santos terá nova chance de disputar o título, 48 anos depois, se derrotar o Peñarol. Há já grande expectativa pela final, em dezembro no Japão, com o Barcelona, campeão da Europa. Quando foi bicampeão, o Santos derrotou nas finais o Benfica e o Milan.

Nenhum comentário: