sábado, 30 de julho de 2011

A MAIOR ATRAÇÃO DO SORTEIO

Pelé - e quem mais poderia ser ? – é a maior atração do sorteio de hoje na Marina da Glória. As eliminatórias da Copa do Mundo 2014 foram  iniciadas em 15 de junho e se estenderão até 19 de novembro de 2013. Serão dois anos e cinco meses de jogos.
Além do bloco único da America do Sul, serão disputadas por 53 seleções da Europa; 52 da África; 43 da Ásia; 35 da Concacaf e 11 da Oceania. Das 53 seleções da Europa, apenas 13 estarão na segunda Copa a ser disputada no Brasil.
Pelé só estará hoje na festa do sorteio das eliminatórias porque foi nomeado pelo Governo Federal como embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo. A presidenta Dilma Roussef corrigiu uma falha lamentável do Comitê Organizador do país.
O presidente da CBF, desafeto de Pelé, não o incluiu entre os convidados do sorteio, mas com a nomeação da presidenta da República não teve outra alternativa se não a de chamar o maior nome da história do futebol mundial de todos os tempos.
Desde que começou a carreira como campeão do mundo aos 17 anos em 1958, Pelé tornou-se o jogador-símbolo do futebol. Só ele ganhou, eleito por jornalistas estrangeiros, o título de Atleta do Século.
Nunca existiu na história do país nenhum outro que pudesse representar o Brasil com a mesma popularidade de Pelé. Felizmente, em tempo, o absurdo de não o incluir na solenidade de hoje do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014 foi corrigido.
O título de embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo de 2014 foi um grande tapa com luvas de pelica que a presidenta Dilma Roussef deu no presidente da CBF. Que, aliás, não merecia outra coisa.

Nenhum comentário: