sábado, 30 de julho de 2011

O primeiro evento da Copa do Mundo de 2014 no Brasil durou duas horas e três minutos e definiu os jogos das eliminatórias, que terão em disputa 31 vagas por 166 países para o Mundial de daqui a três anos. O sorteio mais esperado, o das nove chaves europeias, apontou um confronto entre gigantes logo na primeira fase: a Espanha, atual campeã do mundo, terá pela frente a França, que conquistou o título em 1998 ( saiba mais ). Na repescagem entre os continentes, pela primeira vez o cruzamento foi definido por sorteio, e ficou assim: Ásia x América do Sul e Concacaf x Oceania ( clique aqui e leia mais )
INFOGRÁFICO: Como ficaram os grupos
A tabela de jogos das eliminatórias da América do Sul foi divulgada antes do início da cerimônia ( confira no site da Fifa ). O continente não tem sorteio porque é disputado em sistema de todos contra todos, em turno e returno ( saiba mais aqui ).
A festa na Marina da Glória começou às 15h em ponto, com a exibição de um vídeo exaltando as belezas naturais do Rio.. Os mestres de cerimônia foram o jornalista Tadeu Schmidt e a apresentadora Fernanda Lima, ambos da TV Globo. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez o discurso de abertura:
- A Fifa confia no Brasil - declarou em inglês, depois de ter feito a saudação às autoridades em português.
A presidente Dilma Rousseff enfocou em seu rápido discurso os avanços que o país tem conquistado em diversas áreas.
Joseph Blatter e a presidente Dilma Rousseff. Foto de Cezar Loureiro - O Globo
- Hoje o Brasil é admirado muito mais do que por seu futebol, sua música e suas festas populares. Vocês todos encontrarão um país muito bem preparado para sediar a Copa do Mundo. Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa de 2014 seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014. Os que nos derem o privilégio de nos visitar terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, soidário e que sabe receber os outros de maneira calorosa. Sejam bem-vindos ao Brasil - afirmou a presidente.
O evento teve na plateia treinadores, dirigentes e ex-jogadores de todo o mundo. Pelé sentou-se ao lado do presidente da Fifa, Ricardo Teixeira, e foi citado algumas vezes pelos apresentadores. No palco, alguns convidados especiais participaram do sorteio, conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. A primeira dupla foi formada peloo capitão do pentacampeonato de 2002, Cafu, e a jovem sensação do futebol brasileiro, Neymar, atacante do Santos.
- Se tu fizeres o mesmo que contra o Flamengo na quarta-feira, tua vaga está garantida, tá? - brincou a apresentadora Fernanda Lima, dirigindo-se a Neymar, que participou com Cafu do sorteio dos grupos das eliminatórias da África.
Em seguida, o ex-craque Zico e Lucas, revelação do São Paulo, sortearam a formação dos grupos da Ásia.
- O equilíbrio hoje é muito grande. Mas o Japão vai estar na Copa, sim - disse Zico, indagado se teria dado sorte ao país, com o qual tem fortes relações pelo trabalho que já realizou lá.
Ronaldo e Fernanda Lima. Foto de Cezar Loureiro - O Globo
O sorteio da Concacaf (Américas do Norte, Central e do Caribe) teve as participações do tetracampeão Bebeto e do garoto Lucas Piazon, de 17 anos, já negociado pelo São Paulo com o Chelsea. Antes dele, apresentaram-se no palco a cantora Ana Carolina e o cantor Ivan Lins. E depois o show musical foi dedicado à Bossa Nova, com Daniel Jobim sendo acompanhado, no telão, por imagens de uma gravação histórica de 1967 de um dueto entre o pai dele, o maestro Tom Jobim, e o cantor americano Frank Sinatra.
Zagallo e o jogador do Vasco Felipe Bastos sortearam as chaves da Oceania.
- A Copa de 50 tinha que dar uma esquecida, porque foi o único país que perdeu (uma final) em casa e está na hora de mostrar o nosso valor e conquistar o hexa. Vamos vencer mesmo, desculpem os que não são brasileiros, mas o Brasil vai ganhar mais uma - disse Zagallo, campeão mundial em 58 e 62 como jogador, em 70 como técnico e em 94 como coordenador.
Antes do sorteio dos grupos da Europa, o último, Ivete Sangalo "acelerou" a plateia com alguns de seus hits, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Logo a seguir o jogador do Santos Paulo Henrique Ganso e o maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno, fizeram o sorteio dos grupos do continente.
Fortes ventos na chegada
Ventania derrubou toldo na Marina da Glória, palco do sorteio das Eliminatórias da Copa - Foto: Cezar Loureiro
O sábado de sol foi também de fortes rajadas de vento, no início da tarde, que chegaram a assustar quem chegava à solenidade. A ventania derrubou vários tapumes no caminho do centro de mídia e rasgou uma lona perto das cabines de imprensa.
Cerca de mil manifestantes fizeram passeata e protesto em frente à Marina da Glória, contra a organização da Copa e das Olimpíadas. O movimento foi organizado por grupos que se dizem "contra o desperdício do dinheiro público" ( leia mais ).
O evento teve custo de R$ 30 milhões, divididos entre os governos estadual e municipal. Como anfitrião, o Brasil está classificado.
PANORAMA ESPORTIVO:

Nenhum comentário: