sábado, 30 de julho de 2011

Por Leonardo Simonini e Gustavo Rotstein.
Botafogo, sexto colocado. Cruzeiro, oitavo. Apenas um ponto separa as duas equipes, que se enfrentam neste sábado, a partir das 18h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, de olho em uma vaga no cobiçado G-4 do Campeonato Brasileiro. Se os donos da casa levarem a melhor, ultrapassam os alvinegros na tabela de classificação.
Joel Santana, mais uma vez, faz mistério e não divulga o time que começa jogando. As laterais são a principal dúvida. E, no ataque, a expectativa é para saber se Ortogiza volta ou não ao time. O Cruzeiro vem de derrota (2 a 0 para o Atlético-GO) e só pensa na reabilitação. Pelo lado carioca, nada de segredos. Caio Júnior confirma a volta de Loco Abreu, Marcelo Mattos e Antônio Carlos. O time derrotou o Avaí na rodada passada por 2 a 1 e quer embalar.
saiba mais.
O trio que apita a partida em Sete Lagoas é gaúcho: Márcio Chagas da Silva é o árbitro, e será  auxiliado por Altemir Hausmann e Júlio César Rodrigues Santos.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Cruzeiro: depois da derrota para o Atlético-GO em Goiânia, o Cruzeiro terá dois jogos em casa para tentar encostar no G-4. Primeiro contra o Botafogo, depois contra o Flamengo. Contra o alvinegro, os três pontos são considerados importantíssimos, já que os dois times estão próximos na tabela.
Botafogo: a vitória sobre o Avaí, na última quarta-feira, amenizou a pressão. Mas um resultado positivo diante do Cruzeiro em Minas Gerais poderá devolver a tranquilidade ao Botafogo e, principalmente, a Caio Júnior. O treinador, que vem sendo muito criticado pelos torcedores no Engenhão, sairá fortalecido em caso de triunfo alvinegro na Arena do Jacaré.
header as escalações 2
Cruzeiro: Joel Santana é adepto do mistério. Diego Renan poderia voltar ao time, mas continua fora por opção do departamento médico. A novidade fica por conta do retorno de Gilberto, que cumpriu suspensão contra os goianos. Assim, a grande dúvida permanece no esquema: o 4-4-2 ou o 4-5-1. O provável time é o seguinte: Fábio; Vítor, Gil, Naldo e Gilberto; Fabrício, Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Montillo e Roger (Ortigoza); Wallyson.
Botafogo: Caio Júnior conta com três reforços para dar mais corpo à equipe. O zagueiro Antônio Carlos e o volante Marcelo Mattos cumpriram suspensão automática na última rodada. Além disso, Loco Abreu é a grande novidade. Após três meses desde que disputou a última partida pelo Botafogo, o atacante retorna motivado pela conquista da Copa América com a seleção do Uruguai. O treinador ainda cogita promover o retorno do lateral-esquerdo Cortês, fora há mais de um mês por causa de lesão nos dois joelhos. O Botafogo deve entrar em campo com Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês (Somália); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.
quem esta fora
Cruzeiro: o lateral Diego Renan sofreu uma lesão muscular, já voltou a treinar com bola, mas segue fora até que esteja com 100% de suas condições. Outro desfalque é o atacante Thiago Ribeiro, com tendinite no tornozelo. Deve voltar a fazer trabalhos físicos apenas na segunda-feira.
Botafogo: Márcio Azevedo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Fábio Ferreira, Lucas Zen, Caio e Everton estão entregues ao departamento médico.
header pendurados
Cruzeiro: Everton, Fábio, Fabrício, Gilberto, Léo, Montillo e Thiago Ribeiro.
Botafogo: Somália.
header fique de olho 2
Cruzeiro: Leandro Guerreiro chegou ao Cruzeiro no início do ano, vindo do Botafogo. Pelo Alvinegro, ele fez mais de 200 jogos. Neste sábado, encara o ex-clube pela primeira vez. Garante que tem muitos amigos no adversário até hoje, mas que fará de tudo para a Raposa conquistar os três pontos.
Botafogo: após longa ausência, Loco Abreu volta ao Botafogo. O atacante tem mais uma vez a responsabilidade de marcar os gols que vêm faltando à equipe nas últimas rodadas, apesar de não disputar uma partida inteira há mais de três meses. No entanto, o Alvinegro conta com a motivação do camisa 13, que comemorou o título da Copa América com a seleção do Uruguai.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Wallyson, atacante do Cruzeiro: "A nossa equipe precisa se recuperar na tabela. O Botafogo vem de uma vitória e a gente, de uma derrota. Mas nossa equipe precisa dos três pontos. Então a torcida será muito importante neste jogo, do início ao fim, e espero que no sábado a gente consiga os três pontos."
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “O Cruzeiro tem um dos melhores times do Brasil, com três jogadores que marcam bem no meio-campo, zagueiros fortes, laterais que avançam bem e atacantes de qualidade. Mesmo assim, confio no nosso grupo e acredito na vitória.”
header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O Cruzeiro disputou 36 jogos em 2011, com 24 vitórias, cinco empates e sete derrotas, 85 gols marcados e 28 sofridos. Wallyson, com 17 gols, e Montillo, com 15, são os goleadores cruzeirenses na temporada.
* O Botafogo disputou 37 partidas em 2011, com 19 vitórias, 12 empates e seis derrotas, marcando 64 gols e sofrendo 35. Loco Abreu é o artilheiro botafoguense no ano, com 13 gols, seguido por Herrera, com dez.
* Desde 2003, ano do início do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram 14 vezes, e jamais a equipe visitante venceu um jogo. Com exceção dos empates por 2 a 2 em Belo Horizonte em 2005, 1 a 1 em 2009 e 2 a 2 ano passado no Engenhão, as demais 11 partidas entre as duas equipes sempre terminaram com vitórias do time da casa.
* A última vitória de um visitante neste clássico em Brasileiro foi do Botafogo, que fez 3 a 2 em Belo Horizonte em 1997.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
Os dois times se enfrentaram pela última vez no dia 18 de setembro de 2010, jogo do returno do Brasileirão. A partida foi disputada no Engenhão e terminou empatada por 2 a 2. Na ocasião, o técnico do time carioca era o atual comandante do Cruzeiro, Joel Santana. Alessandro abriu o placar para os cariocas aos quatro minutos do primeiro tempo, mas Montillo, que começava sua bela trajetória pelo futebol brasileiro virou o jogo com gols aos 11 e 25 minutos da etapa final. Aos 35, Loco Abreu deu números finais ao confronto.

Nenhum comentário: