Garantir recursos financeiros não é indicativo de que os recursos serão utilizados naquela finalidade proposta. Quem vai administrar e fiscalizar a aplicação desses recursos? Há muitos "tubarões" com interesse no atendimento dessa reinvidicação, pura e simplesmente por vislumbrarem uma "mina" de oportunidades escusas.
Muito mais tem que ser conquistado e debatido.
Superficialidades não nos ajudará.
A UNE entregando uma "pauta" de reivindicações ao governo federal seria de fazer rir sarcasticamente se não fosse para se chorar. Isto tudo não passa de um jogo de cartas marcadas, onde a UNE finge que é independente e combativa; finge que enfrenta e propõe suas próprias demandas (as dos estudantes); e o governo finge que ouve as "demandas" dos estudantes. Quando, na verdade, é evidente que a UNE hoje cumpre um papel importante para a manutenção da política privatista do PNE, legitimando aos olhos dos estudantes a política educacional federal.
Ademais, a UNE também é responsável pela pauperização política dos estudantes, reduzindo o debate às ... festas. Enfim, como as pessoas podem acreditar nesse teatro?
A UNE só quer pegar carona na Jornada de Lutas impulsionada pelas entidades combativas remanescentes neste país depois da cooptação dos movimentos sociais; isto para não parecer que tudo o que ela sabe fazer é festa (e aplaudir com entudiasmo a política educacional vigente).
Só a bandeira "agosto verde e amarelo" já deixa patente a essência pequeno-burguesa e filistéia dessa entidade: a UNE não se propõe mais à construção de uma nova sociedade, mas assume a ideia abstrata de uma nação verde e amarela, uma ideia perfeitamente compatível com a ideologia nacionalista da burguesia.
Se a UNE não questiona, nós questionamos: 10% do PIB para quem? Para as instituições privadas de ensino através do PROUNI? Para a expansão sem qualidade do REUNI? A questão, portanto, não é só o montante que se aplica na educação; ainda mais importante que isso é a política institucional por trás desse dinheiro, 10% sim, mas com re-elaboração do PNE, isto é, 10% aplicado integralmente na educação pública, gratuíta e universal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário