Na apresentação de hoje, os artistas do Caprichoso vão apresentar “Poesia Cabocla – Um canto de amor ao folclore popular”. De acordo com o presidente do Conselho de Artes do Azul, Gil Gonçalves, a agremiação vai usar os “Cantos da Floresta” para transmitir a mensagem de preservação.
A primeira alegoria a entrar na disputa será “Exaltação Folclórica ao Boi”, assinada pelo artista Jair Mendes. Nela, o boi apresentará personagens importantes para a cultura regional, como “Lioca, o lampieiro, o marujeiro”, e a marujeira Chica que, como diz uma das toadas mais importantes do Caprichoso este ano, “desde criança brinca de boi”. Farão parte desse primeiro momento de apresentação a vaqueirada, o levantador David Assayag, a porta-estandarte Karine Medeiros e a sinhazinha Tayná Valente, além do apresentador Júnior Paulain, da Marujada de Guerra e do próprio boi Caprichoso, que é o item mais importante de toda a festa.
A segunda alegoria apresentada pela agremiação vai representar o item Figura Típica Regional, com o “Caboclo Pescador”. Nessa alegoria, a galera será presenteada com a evolução da rainha do folclore, Brenna Dianá, que defende o item pelo segundo ano consecutivo. O artista responsável pela alegoria também é Jair Mendes. Depois desse primeiro momento de festa, a evolução fica mais intensa com a Celebração Tribal e participação dos tuxauas. Depois disso, o levantador David Assayag vai defender o item toada – letra e música, com a composição de Adriano Aguiar e Geovane Bastos, “O Canto da Floresta”.
A Lenda Amazônica que o Azul vai apresentar aos jurados este ano é o Encanto do Boto. Na alegoria de Karú Carvalho, a mais bela da tribo, a cunhã-poranga Maria Azedo dará início à sua apresentação. A primeira noite terá ainda a encenação da “Tribo Coreografada”, que representará a tribo dos Cinta-Larga. Durante a coreografia, os dançarinos irão representar escorpiões.
De acordo com um dos artistas mais importantes do bumbá, Juarez Lima, o Azul irá para a disputa “audacioso, sem deixar a tradição de lado”. Ele diz ainda que as apresentações de amanhã e de domingo podem sofrer algumas modificação minutos antes da entrada no Bumbódromo. “Temos um cronograma para cumprir, mas dependendo da reação da galera na noite anterior podemos mudar o caminho”, avisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário