quarta-feira, 23 de junho de 2010

JUBULANI

Personagem da Copa, produto tem dedo de brasileiro.
Letras utilizadas por patrocinador da Fifa foram elaboradas por designer de Brasília.
PAULA CESARINO COSTA
As letras com as quais a palavra Jabulani está escrita na bola oficial foram desenvolvidas pelo designer brasiliense Yomar Augusto, da agência 180 Amsterdam.
O nome dado à bola criada pela patrocinadora da Fifa, em zulu, uma das 11 línguas da África do Sul, significa "celebrar" ou "ser feliz".
As críticas começaram antes do início da Copa, quando jogadores passaram a treinar com a bola. E, a cada rodada, cresceram as vozes contrárias ao produto da Adidas - ontem, a vez foi de Diego Maradona, técnico da Argentina, uma das principais seleções apoiadas pela marca.
O diretor da agência holandesa, que construiu a imagem global da Adidas ao longo da última década, Julian Waden, trabalhou os últimos três anos no desenho da bola, a 11ª da empresa de origem alemã para Copas.
"Usei 11 cores, que representam os jogadores em campo, as 11 línguas oficiais da África do Sul e as 11 etnias."
Augusto capitaneou a criação da tipografia. Chamada Unity, é usada nos nomes e números das camisas dos jogadores das equipes patrocinadas pela marca.
"Desenvolver uma tipografia é um trabalho brutal, uma fonte chega a ter 246 letras. Mas a Unity não é complexa, demorou cerca de três meses", conta Augusto, 33, que fez o desenvolvimento da letra a partir de esboços de designers da Adidas.
Segundo o designer, a fonte teve de seguir o elemento geométrico que está impresso na bola, o triângulo com formas arredondadas de coloração negra. "Sua estrutura não é para longos textos, mas sim para nomes."
Nascido em Brasília, Augusto formou-se em design pela UniverCidade, no Rio. Estudou na School of Visual Arts, em Nova York, e fez mestrado em desenho tipográfico pela Academia Real de Arte de Haia, na Holanda.
Hoje tem um estúdio próprio. "Infelizmente minha tipografia não está na seleção canarinho... um dia quem sabe?", torce Yomar Augusto, referindo-se à camisa que hoje é feita pela rival Nike.

Nenhum comentário: