sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cristo Redentor ficará verde e amarelo na quarta-feira.
RICARDO ALBUQUERQUE - O DIA
O Cristo Redentor voltará a brilhar após quatro meses coberto por 89 toneladas de andaime. A partir das 19h de quarta-feira, a estátua de 38 metros será iluminada por mil lâmpadas nas cores verdes e amarelas. A iluminação especial será acionada simbolicamente pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, durante a cerimônia oferecida da Vale do Rio Doce, que investiu R$ 7 milhões na reforma do monumento.
Na proxima quarta, a programação também será especial. Na Capela Nossa Senhora Aparecida, aos pés do Cristo, haverá alvorada às 6h30. A partir das 10h, estão previstas bênçãos de hora em hora até o fim da tarde. Às 11h45, acontece a Oração do Ângelus, que será presidida por Dom Orani João Tempesta. O reitor do Santurário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, comparou o acontecimento a consolidação da paz na cidade. "Vivemos um grande momento e esperamos que o Cristo iluminado contribua ainda mais nesse processo de pacificação", explicou.
Engenheiro responsável pela reforma, Clésio Dutra, disse que a iluminação nas cores verde e amarela será mantida por sete dias seguidos. "Haverá ainda evoluções dessa iluminação, que contará com o sistema de lâmpadas leds", adiantou ele, que trabalhou com 150 profissionais ao longo da obra para repor os mosaicos de pedra-sabão, reparar pequenas rachaduras, refazer rejuntes e limpeza geral. "Instalamos a iluminação interna da estátua e recuperamos também a manta catódica, que é importante para evitar a corrosão por ferrugem do concreto armado", disse. O Cristo Redentor é o único do Brasil que tem o sistema que emite correntes elétricas (catodos) para evitar a corrosão.

Nenhum comentário: