domingo, 3 de outubro de 2010

Lançado há pouco mais de um mês, o #DesafioPortal2014 é a resposta criativa do Portal 2014 à criticadíssima marca escolhida pela Fifa para representar a Copa brasileira. Desde que foi lançado, em 20 de agosto passado, o concurso "Não gostou? Então faça" já recebeu mais de 300 propostas de possíveis logos (uma média de 10 por dia) concebidos pelos talentosos leitores do site.
O concurso vai até o dia 20/10, quando será anunciado o logo mais votado pelos internautas, e seu autor levará o prêmio de 3 mil reais. A redação do Portal 2014 também fará sua escolha, elegendo os melhores logos, que serão destacados em reportagem especial.
A ideia é oferecer um espaço para a manifestação aos que "abominaram" a imagem das duas mãos entrelaçadas em formato de taça. Simplista e redutora na opinião dos designers, a marca ficou aquém da capacidade de elaboração dos profissionais da área, sustenta Bruno Lemgruber, diretor da ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos do Brasil). Para ele, a iniciativa do Portal 2014 "é válida, justamente porque mostra que a comunidade, de tão insatisfeita com o logo oficial, por conta própria foi levada a se manifestar criticamente".
Alguns logos enviados para o Desafio Portal 2014 (crédito: Reprodução)
Lemgruber faz questão de ressalvar que, no entanto, trata-se de um concurso informal, sem pretensão de se nortear pelas regras normalmente aplicadas nos concursos de design. "Vejo o concurso como um manifesto, válido, mas um manifesto".
Quanto ao logo da Fifa, Lemgruber tem uma explicação para o pífio resultado: "Para nós, designers, se o logo da Copa ficou ruim, é porque todo o processo que o gerou foi errado. Houve desconsideração para com os designers, que não tiveram chance de participar do processo, apresentar propostas e submetê-las a um concurso. O logo não agradou porque sua escolha foi baseada em critérios não profissionais de avaliação", conclui o diretor da ADG.
Repercussão
O concurso "Não gostou? Então faça" é um sucesso. E não só entre as centenas de internautas que participam polemizando pelo twitter e criando seus desenhos. Desde que foi lançado, o desafio do Portal 2014 vem atraindo a atenção da mídia em geral, merecendo reportagens em veículos importantes como o Jornal do SBT em O Globo (RJ), Zero Hora (RS) A Tarde (BA), além de rádios, sites e outras mídias.

Nenhum comentário: