terça-feira, 26 de julho de 2011

Finalmente alguém tem a coragem e sabedoria para esclarecer de uma vez por todas esta questão do estádio dado ao Corintians.
Para complementar a informação sobre os beneficios de um evento esportivo de grande porte, cito passagens do livro Soccernomics, uma obra fundamental para quem quer conhecer os meandros do futebol em seu lado economico, avaliado por pesquisadores respeitados.
Em seu capitulo 12, “FELICIDADE” por que sediar uma Copa do Mundo é bom para você, os autores concluem exatamente o que o Sardemberg escreveu sobre perguntar para a sociedade se queríamos a copa em troca de menos dinheiro para saúde, educação, segurança, tranisto, etc.
Diz que nós brasileiros estamos sendo bombardeados com falsidades economicas do tipo que teremos um grande retorno financeiro com estes eventos ou mesmo um legado, que comprovadamente não ocorreram tanto na Alemanha de 2006 como na Africa do Sul.
Na alemanha economistas da Universidade de Mainz pesquisaram quanto dinheiro “novo” foi injetado na economia do país e descobriram que:
1. Apenas 1 quinto das pessoas que assistiram à copa era de estrangeiros que foram para lá especificamente por causa do futebol;
2. Mais da metade dos visitantes eram de alemães que gastariam seu dinheiro no país em qualquer outro tipo de diversão se não fosse a Copa do Mundo, eliminando qualquer beneficio econômico do futebol;
3. O restante dos visitantes estrangeiros, cerca de um quarto do total, ou eram “coincidentes” – que de qualquer modo teriam ido à Alemanha naquele ano e simplesmente marcaram a visita para coincidir com a Copa ou estrangeiros que de qualquer modo estariam na alemanha durante a Copa, e decidiram aproveitar e participar da bagunça.
São o que chamaram de “eventuais”.
A conclusão foi que a copa do mundo como um todo gerou 2,8 bilhões de euros em despesas de visitantes. Um valor insignificante perto do 1 trilhão de euros gastos todos os anos pelos consumidores e muito menor que o total gasto pelo estado para se preparar para o evento.
Na Africa do Sul as estimativas eram de que o evento atrairia cerca de 500 mil visitantes, também quase nada de novo comparado à média mensal de turistas recebidos pelo páis em anos anteriores à Copa que é de 750 mil por mês!!!
Enfim, no Brasil o diagnostico deles é que haverá uma transferência de riqueza do Brasil como um todo, para um grupo de interesse no país.
E, acrescento eu, todo nós sabemos que são esses grupos de interesse, ou não sabemos . .

Nenhum comentário: