Santos e Flamengo têm tudo para fazer amanhã o melhor jogo do Campeonato Brasileiro. O Santos, pela primeira vez completo com Neymar, Ganso, Elano e, de quebra, a estreia de Ibson, logo contra o ex-time, e o Flamengo a defender a condição de único invicto e outra vez forte com a volta de Ronaldinho e Tiago Neves.
As atrações da noite na Vila Belmiro também estarão do lado de fora do campo. Mais precisamente, na área técnica, à beira do gramado, onde ficarão Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, os técnicos que dividem com Ênio Andrade e Rubens Minelli, o título de mais vitoriosos da história do Campeonato Brasileiro.
Luxemburgo teve o mérito de ganhar cinco, quatro consecutivos, em times diferentes. Foi bicampeão no Palmeiras em 93/94; campeão no Corinthians em 98; no Cruzeiro em 2003, ano do primeiro campeonato por pontos corridos, e no Santos, em 2004, com o recorde de gols (103) num só campeonato.
Muricy ganhou quatro em dois tricolores. Único realmente tricampeão, quando se conquista três títulos consecutivos, no São Paulo, em 2006, 2007 e 2008, e no Fluminense, em 2010, depois de um longo jejum de 26 anos. Convém lembrar que em 2011, menos de seis meses depois de ter saído do Rio, Muricy já ganhou outros dois: campeão paulista e da Copa Libertadores.
O que mais me agrada nos dois técnicos é o estilo de jogo que sabem dar aos times. Tanto Muricy quanto Luxemburgo são adeptos do futebol livre, leve, solto, a caminho do gol, sem a excessiva preocupação da maioria dos treinadores, alguns dos quais preferem primeiro não perder para depois tentar ganhar. Por isso, creio que amanhã na Vila haverá o melhor jogo do atual campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário