terça-feira, 12 de julho de 2011

Sou contra o voto em lista porque no Brasil os partidos foram dominados por agentes do capital. Mesmo o PT, partido que mais se aproxima da democracia participativa esta contaminado pelo caciquismo e pela corrupção, onde o capital compra votos e eleitores.
Atualmente a moeda de troca esta centrada na oferta de cargos de confiança os quais estão dominados pelas "tendêcias" majoritarias que na grande maioria dos municipios são dominadas pelos Prefeitos que maquiavelicamente alijam da participação as "tendêcias" que por ventura terem uma visão mais critica da conjuntura local.
Com a adoção do voto em lista as disputas nas convenções partidarias aconteceram desta forma, onde o poder sera do grupo que possuir maior capital financeiro em especie ou em cargos.
O avanço no processo politico eleitoral brasileiro se dará quando o povo brasileiro tiver consciencia ideologica para participar ativamente da vida partidaria do país. Até atingir este estágio teriamos que alcançarmos reformas que garantissem fidelidade partidária, proibição de coligações, financiamento público de campanhas e abertura a paticipação direta da população nas decisões dos destinos do seu municipio, estado e país atraves do empoderamento dos conselhos populares e de direitos.

Nenhum comentário: