CNI/Ibope indica vitória de Dilma no primeiro turno das eleições.
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira indica a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no primeiro turno.
Considerando apenas os votos válidos (exclui brancos, nulos e indecisos), a petista tem 55% dos votos válidos, contra 30% de José Serra (PSDB) e 14% de Marina Silva (PV). O vencedor precisa de 50% mais um voto para ser eleito.
Os outros candidatos --José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Rui Costa Pimenta (PCO) -- não atingem 1%.
Considerando todos os votos, Dilma tem 50%, Serra, 27% e Marina, 13%. Os candidatos nanicos não atingem 1%. Brancos e nulos somam 4% e indecisos, 4%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Foram ouvidas 3.010 pessoas em 191 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 33.162/2010.
DATAFOLHA.
Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que Dilma já não tem mais garantida a vitória em primeiro turno.
A ex-ministra da Casa Civil perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos (exclui brancos, nulos e indecisos) que decidirão o pleito. Ela recuou de 54% para 51%.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos. Ou 53%, o que a levaria ao Planalto sem passar por um segundo turno eleitoral.
Ainda considerando os votos válidos, Serra apenas oscilou positivamente, de 31% para 32%. Marina também oscilou positivamente dentro da margem de erro. Passou para 16%, ante os 14% que tinha na última pesquisa, realizada entre 21 e 22 de setembro.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem da petista também caiu. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 55% das intenções de voto. Agora, tem 52%. Serra, que antes tinha 38%, agora tem 39%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário