sábado, 23 de outubro de 2010

Por Marcio Tavares
Lembranças do mestre Luiz Mendes Nos 70 anos de Pelé, o melhor de Botafogo x Santos Pelé completa 70 anos neste sábado e, em sua longa trajetória como Rei do Futebol, suas jogadas incríveis e seus gols maravilhosos já foram contados à exaustão. Gênio de uma época em que as imagens de campo se limitavam a fotos, a maioria de qualidade limitada, e raros registros cinematográficos, quem viu Pelé jogando teve de guardar na memória. Além de o acervo de imagens não ser lá muito extenso, tudo que ele fez foi extensamente exibido ao longo dos anos. Quem teve o privilégio de acompanhar toda sua carreira, especialmente nas décadas de 50 e 60, quando surgiu e confirmou sua condição de melhor jogador do mundo, guarda lembranças de jogos espetaculares. Alguns desses jogos foram contra o Botafogo, o clube que tem como orgulho ter cedido maior número de jogadores para a Seleção Brasileira, e um desses privilegiados é o radialista Luiz Mendes.
Um dos pioneiros do rádio esportivo brasileiro, gaúcho mas torcedor fervoroso do Botafogo, Mendes não hesita ao apontar os melhores confrontos entre o Botafogo de Garrincha e o Santos de Pelé.
"Vi jogos fantásticos de Pelé. Contra o Botafogo, os dois que considero melhores foram pela Taça Brasil de 1963. O jogo de ida, no Pacaembu, acabou 4 a 3 para o Santos. Foi maravilhoso. Pelé e Quarentinha brilharam. Cada um marcou dois gols, foi um jogo emocionante o tempo todo. Quarentinha fez um gol lindo, de sem-pulo".
Mendes não precisa forçar a memória para completar: "No jogo de volta, no Maracanã, o Botafogo venceu por 3 a 1 numa partida também emocionante. Não apenas pelas jogadas, mas porque havia uma certa rivalidade na época. Havia uma polêmica. Diziam que o ataque do Santos era melhor do que o do Botafogo. O do Santos era formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O do Botafogo tinha Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Mas quando a Seleção Brasileira era convocada, o Botafogo cedia três e o Santos, dois. Qual era o melhor ataque?"
Primeiro a fazer uma transmissão a cores para a América do Sul, Luiz Mendes sabe bem que o sucesso de Pelé não aconteceu por acaso. Foi fruto de talento, de muita perseverança e de compromisso total com o profissionalismo. Razões pelas quais não esconde sua admiração pelo Rei do Futebol: "Parabenizo Edson Arantes do Nascimento por seus 70 anos. Pelé é um daqueles profissionais que enobreceram a profissão de jogador de futebol...", encerrou.
Marcio Tavares

Nenhum comentário: