Com o único objetivo de contribuir para a avaliação dos últimos acontecimentos, gostaria de adicionar uma questão à discussão da influência dos grupos religiosos na campanha.
Menciona-se que dois grupos tenham sido influenciados sobre os boatos, especialmente sobre o aborto. Um grupo religioso que não é mencionado são os adeptos do Espiritismo.
Posso estar redondamente equivocado, mas desde o início do ano tenho sentido um certo desconforto vendo a Rede Globo usar de seus vários instrumentos para divulgar crenças Espíritas. Vejamos: produziram o filme sobre a vida de Chico Xavier e o divulgaram maciçamente; estava no ar a novela “Escrito nas Estrelas”, que aborda princípios espíritas e junto com eles passam tantos outros tantos valores/crenças/idéias comuns que são veiculadas pelas novelas como frequentemente é denunciado na blogosfera; além disso, há a série “A Cura” que também trata de tema relacionado às crenças espíritas.
Apesar de não ter acesso à TV Globo, mas por não ser espírita, tudo isso me faz pensar que há algum interesse por trás dessas ações. No meu ponto de vista não é interesse da Rede Globo divulgar os princípios Espíritas, a menos que isso reverta em resultados financeiros e/ou outros para ela.
Assim, não me é difícil pensar que muitos dos que seguem a novela e a série, além dos programas de divulgação do filme de Chico Xavier, terminaram por ser influenciados pelas chamadas e reportagens distorcidas e manipuladas dos noticiários da emissora.
Depois de todos esses elementos acima citados, temos ainda a questão do aborto que é um assunto muito sensível entre os Espíritas, pois pelo que sei não aprovam por ser totalmente contraditório ao princípio da reencarnação, que é um dos fundamentos do Espiritismo.
Não quero aqui levantar nenhuma discussão sobre ser a favor ou contra o aborto, por considerar uma questão complexa e, em última instância, prezo sempre pelo respeito à liberdade de escolha (livre arbítrio) do indivíduo.
Trago esta questão do grupo religioso Espírita que não vem sendo considerado nas discussões, apesar de ter perto de três milhões de adeptos e/ou simpatizantes, pois vejo como insidiosa essa manipulação feita pela Globo e também vejo (e respeito) o entusiasmo e alegria de muitos seguidores do Espiritismo, quando vêem suas crenças sendo divulgadas pela maior rede de TV brasileira, porém sem fazer uma análise crítica do significado mais profundo desse repentino interesse da emissora.
Uma teoria muito conspiratória? Pode ser, mas gostaria de ter interlocutores que me mostrassem que estou “viajando na maioneze” e que estou vendo “pêlo em ovo”, ou que “há algum coelho nesse mato” como dizia minha já falecida mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário