Jornal O Globo lidera em número de leitores nas redes sociais
Renan Justi, Comunique-se
Uma recente pesquisa nos Estados Unidos apontou que o jornal The New York Times é o único periódico americano com mais seguidores no Twitter do que assinantes para sua publicação impressa, totalizando quase 2,7 milhões de ususários. No Brasil, o cenário mostra os cinco jornais de maior circulação - Folha de S. Paulo, Super Notícias, O Globo, Extra e O Estado de S. Paulo - de acordo com dados de 2009 da Associação Nacional de Jornais (ANJ), integrados ao micro-blog mais famoso da rede.
Pela quantidade, o jornal carioca O Globo lidera o ranking com 121 mil seguidores, na sequência aparecem O Estado de S. Paulo (49 mil), Folha de S. Paulo (31 mil), Jornal Extra (24 mil) e Super Notícias, que tem suas reportagens postadas no Twitter através do perfil O Tempo Online, com 5 mil seguidores.
Facebook
Entre os jornais analisados, apenas o mineiro Super Notícias não possui perfil na maior rede social do planeta. Conforme o site de relacionamento se populariza no Brasil, a soma de internautas interessados em acompanhar as notícias pelo Facebook aumenta, embora a quantidade de leitores, no caso de O Globo, seja 22 vezes menor do que o número de seguidores no Twitter.
Profissão: editor de mídias sociais.
Com a crescente do mercado voltado às mídias sociais e o brasileiro visto como o internauta mais ativo nas redes, algumas redações como Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo profissionalizaram o ofício de editor de mídias sociais, um setor que, para os profissionais da área, tem muito a favorecer os veículos impressos, mas que ainda não recebe a devida atenção.
Hoje, a Folha dispõe de um departamento chamado "Novas Mídias", que produz conteúdo específico para dispositivos móveis. Na visão de Marcos Strecker, editor de mídias sociais do jornal, “a integração das notícias com as mídias já é uma realidade. As matérias da Folha terão uma presença cada vez maior no Twitter, Facebook e em outras redes.
Expandir o alcance da notícia é um dos fatores que interessa ao O Globo ao trabalhar com as mídias sociais. “Os jornais que não participam das redes estão perdendo a possibilidade de difundir suas histórias para fora do espaço físico, onde a sua marca não atinge.” explica Nívia Carvalho, editora de mídias sociais da publicação carioca.
A avaliação que Rodrigo Martins Carvalho, editor de mídias sociais de O Estado de S. Paulo, faz é a de que os jornais precisam pensar fora do papel. “Tem jornal que não atualiza nem o próprio site. Não adianta apenas criar uma conta no Twitter, é preciso, antes, entender o que é Internet”, afirma.
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