quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E A PRESIDÊNCIA DO PMDB?

Por Carlos Chagas
Michel Temer anunciou que deixará a presidência da Câmara a 17 de dezembro, data de sua  diplomação como  vice-presidente da República. Nada mais natural, mas a pergunta que fica é quando deixará a presidência do PMDB.
A situação, se ele continuar, lembra outra já pertencente à História. D. Pedro I dissolveu a Assembléia Constituinte e outorgou um texto, aliás muito bom, com exceção de suas atribuições. Seria, como foi,  chefe do Poder Executivo, mas, também, chefe de um estranho Poder Moderador, instituído para dirimir dúvidas e embates entre os outros  três poderes. Assim, haviam quatro cadeiras na sala, com uma vazia:   quando chefe do Poder Executivo e entrava em choque com o chefe do Poder Legislativo, levantava-se e ocupava a cadeira de chefe do Poder Moderador, dizendo aos demais: “bem, vou  agora resolver essa crise com os poderes  que me foram  facultados  pela Constituição...
Como vice-presidente da República e  coordenador político do governo, Michel Temer terá  a tarefa de compor os embates entre os diversos partidos da base de apoio a  Dilma Rousseff. Se como presidente do  PMDB   estiver batendo  de frente  com o PT, pedirá  ao companheiro-presidente para esperar um minutinho, pois já resolverá  a questão, como vice-presidente da República?

Nenhum comentário: