quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NINGUÉM PEDIU?

Por Carlos Chagas.
O  presidente do  Superior Tribunal Militar vetou a divulgação dos inquéritos e do processo  referentes à atuação de Dilma Rousseff quando, nos idos de 1969, foi presa e torturada por lutar contra a ditadura. Exorbitou da máxima constitucional de que todo brasileiro, inclusive o pessoal da “Folha de S. Paulo”, tem direito a conhecer a documentação dita criminal,  relativa a qualquer cidadão ou cidadã processados pelo poder público. Para isso, inclusive, a Constituição criou o hábeas-data, primo do hábeas-corpus.
Mesmo assim, o douto ministro mantém a proibição, sob a alegação de que tornar público o processo poderia influir nas passadas eleições e até na formação do novo governo. No  plenário do STM há empate a respeito da decisão, que pelo jeito não será resolvida este ano.
A dúvida é saber se o presidente da mais alta corte militar do país agiu por conta própria ou se cedeu ao apelo de  alguém do governo.  Aliás, teria sido um erro, pois a divulgação das peças referidas só faria engrandecer  a presidente eleita e tornar pública mais uma etapa das aberrações praticadas naqueles anos bicudos.

Nenhum comentário: