sexta-feira, 5 de novembro de 2010

INTOLERÂNCIA DIANTE DA IMPUNIDADE

Por Carlos Chagas.
Da cascata de entrevistas nas telinhas a Dilma resolveu conceder a entrevista na manhã de ontem, Dilma Rousseff avançou significativa definição a respeito de eventuais desvios e atos de corrupção porventura praticados pela sua equipe de governo: não haverá tolerância de espécie alguma. Ao primeiro sinal de irregularidades evidentes   o cidadão será afastado do cargo, não apenas para defender-se. Para ser punido, se comprovada sua culpa. Ela  espera que  a justiça cumpra  o seu papel.
O aspecto central do raciocínio da presidente eleita deve estar elevando  Pedro Simon ao reino dos céus: com todas as letras, ela disse que “impunidade, não!” Precisamente o que o senador gaúcho vem pregando há décadas.  
Tomara que à teoria siga-se a prática inflexível. Porque mal-feitos são inerentes à natureza humana. Tentações, também. Fatalmente,  no próximo mandato,  acontecerão atos de corrupção maiores ou menores. A  cena inicial  marcará o ritmo da peça. A reação da nova presidente diante da primeira denúncia será o espelho de toda a sua gestão. E se quiser buscar um exemplo no passado recente,  Dilma deveria chamar  Itamar Franco para um cafezinho. Mesmo senador da oposição, o ex-presidente tem experiências a relata

Nenhum comentário: