sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VELÓRIO OU FESTA DE BATIZADO?

Por Carlos Chagas
Durou pouco a última reunião do ministério do presidente Lula, ontem pela manhã.  Nenhuma decisão a tomar, nenhum projeto a ser aprovado. Sequer uma prestação de contas.  Simplesmente uma despedida,  com  os ministros  agradecendo ao presidente Lula a oportunidade  de ter  trabalhado com ele. E uma exortação do próprio para que continuem trabalhando até 31 de dezembro.
Essa foi a embalagem do encontro, tornando-se necessário perscrutar o conteúdo. A reunião deu  a impressão de um misto de velório e de festa de batizado, se a imagem  não for irreverente. Porque lá estavam ministros com certeza de que não continuarão no governo Dilma Rousseff e ministros senão já confirmados, ao menos com todas as chances de permanecer na nova equipe. Uns tristonhos, outros eufóricos.
Seria maldade e  precipitação alinhar nomes, até porque garantir, ninguém garante a respeito dos integrantes dos dois grupos.  Quem sabe estavam presentes ontem  ministros desesperançados de continuar, mas  que daqui a alguns semanas se surpreenderão com convites para permanecer? E vice-versa, ou seja, ministros certos da permanência capazes de ver esfumaçadas suas esperanças?
Tanto o defunto poderá ressuscitar quanto o bebê ser sufocado na pia batismal. Tudo dependerá da presidente eleita. E alguém duvida, apesar dos desmentidos, que tudo também dependerá do atual presidente?

Nenhum comentário: