As 28 pesquisas nacionais realizadas pelos quatro grandes institutos, Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi, estão mostradas no gráfico abaixo, na seqüência cronológica com que realizaram trabalho de campo.
Baseado em pesquisas do Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus.
Considerando todas as 28 pesquisas, a média de intenção de votos de Serra é de 35,2%, a de Dilma é de 31,3% e a de Marina é de 7,9%.
Levando-se em conta, todavia, que as pesquisas mais recentes são aquelas que incorporam informações mais relevantes, em termos do sentimento contemporâneo do eleitor, os números para a candidata do governo mudam bastante quando se consideram apenas as últimas 10 pesquisas, a partir da primeira realizada em maio, quando Dilma claramente passa a situar-se no entorno do patamar de 35% a 40% das intenções de voto.
Com efeito, a média de intenções de voto de Dilma nessas últimas pesquisas sobe para 38,2%, enquanto que a de Serra permanece praticamente a mesma (34,9%) e a de Marina tem oscilação positiva, alcançando 8,8%. Tomando por hipótese uma margem média de erro de dois pontos de percentagem, haveria, teoricamente, empate técnico entre os protagonistas lideres em intenção de votos.
Contudo, tornando a série mais contemporânea ainda, observando apenas a última rodada de pesquisas dos quatro grandes institutos, Dilma ascende para uma média de 39,3% e Serra declina para 33,9%. Nesta situação, não haveria empate técnico, já qua a diferença entre as candidaturas polarizadas está fora da margem de erro hipotética de dois pontos de percentagem.
O grande desafio para o candidato tucano continua sendo romper a barreira dos 35% de intenção de votos, de forma sustentada. O mesmo acontece com Marina Silva que, em patamar mais baixo, não consegue ultrapassar os 10% de intenção de votos. Já Dilma, em vantagem, precisa apenas mostrar que sua ascensão nas pesquisas ainda tem espaço de ampliação, já que há algum tempo vem mantendo certa estabilidade de intenção de votos, aí por perto do limite superior do patamar de 35% a 40%.
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