quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TAM CORTEJA AS CLASSES C e D

Por Sérgio Damasceno - M & M Online
Ivete Sangalo estará em filmes, mídia impressa, online e material de pontos de venda.Consumidor poderá comprar passagens com parcelas a partir de R$ 20 na Casas Bahia.
A TAM acaba de levar ao pé da letra o refrão da música dos Mamonas Assassinas, cujo mote afirmava que "felicidade é um crediário nas Casas Bahia": a empresa venderá passagens no crediário (em até 12 vezes, com parcelas mínimas de R$ 20 no cartão de crédito) em três lojas da Casas Bahia, todas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo: na Praça Ramos, na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) e São Mateus (extrema zona leste). Em comum, essas três lojas têm alta rotatividade e conversão de compras e, principalmente, são redutos das classes C, D e E.
A TAM quer deixar para trás a imagem de companhia aérea cara e de executivos (75% dos passageiros da companhia viajam a negócios) e se transformar em opção real para esse consumidor.
Estudo apresentado pela TAM, feito pelo instituto Data Popular, aponta que 10,7 milhões de pessoas deverão realizar a primeira viagem nos próximos 12 meses. Desses, 8,7 milhões (82%) serão brasileiros das classes C e D. Esse mesmo público deverá gastar, até o ano que vem, R$ 11 bilhões com turismo de lazer, o que inclui, sobretudo, viagens de avião. Baseada nesse estudo e na crescente elevação de consumo dessas classes, a TAM chegou, inclusive, a se instalar dentro do Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, no ano passado, para fazer vendas mas também para entender as necessidades desse público.
"Temos tarifas que competem com os ônibus. Não estamos fazendo guerra de preço, e sim otimizando a ocupação dos aviões", afirma o presidente da TAM, Líbano Barroso. O executivo diz que fora dos horários de pico - das 7 às 10 da manhã e das 16 às 19 horas - as aeronaves têm espaço suficiente para acomodar esse potencial grupo de clientes das classes C e D. A ideia é comunicar a essas classes que a TAM é acessível. "A elasticidade da TAM permite atender a todos os públicos", diz Barroso.
Pesquisa da empresa mostra que enquanto o turismo de negócios registra crescimento de 12% ao ano, o turismo de lazer se expande a taxas de 20% anuais. Hoje, o turismo de lazer responde por 32% das viagens de avião e o de negócios, por 68%. Essa proporção deve mudar. "Calculamos que dentro dos próximos cinco anos, as viagens de negócio serão 60% do total e as de lazer responderão por 40% do total", estima o presidente da TAM.
Ivete Sangalo.
Para eliminar as barreiras de entrada das classes C e D aos aviões da TAM, a empresa lança nova campanha, criada pela Y&R, com a cantora Ivete Sangalo - "que fala a todos os públicos", assegura o executivo. A campanha é de varejo: Ivete Sangalo estará em filmes, mídia impressa, online e material de pontos de venda para anunciar a venda de passagens com pagamento parcelado. O presidente da TAM recorda, no entanto, que as passagens continuam a ser vendidas por meio de cartão de crédito e, portanto, não entram no sistema de financiamento dos populares carnês da Casas Bahia, cujos prazos podem chegar a 17 meses. Por outro lado, a TAM pode vender passagens em até 48 vezes, por meio de financiamento do sistema financeiro - CEF, Banco do Brasil e Banco Itaú.
A campanha da TAM, que começa a ser veiculada neste domingo, 8, deve seguir essa linha pelos próximos 18 meses e prevê inserções de merchandising em programas de apelo popular como "Caldeirão do Huck", "Pânico" e "Programa do Gugu". Na mídia impressa, a orientação é semelhante e a TAM deve anunciar em revistas onde nunca fez mídia antes: TiTiTi, Minha Novela e Ana Maria são alguns dos títulos citados pelo executivo. A partir de setembro, a campanha se regionaliza. A empresa não divulga o valor da campanha mas Barroso diz que, nos últimos dois anos, foram investidos R$ 10 milhões em estudos e pesquisas para se definir essa nova etapa de comunicação da TAM para as classes C e D.

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