quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EUROPA LEAGUE

DEFINIDOS OS CLASSIFICADOS DA TERCEIRA PRELIMINAR.
35 clubes sobreviveram à Terceira Fase Preliminar e agora vão se juntar a mais 39 clubes para decidir, nos Play offs finais, quem vai para a sonhada fase de grupos da Europa League.
TUDO FÁCIL.
Liverpool, Juventus, Marítimo, Elfsborg, Genk Maribor, que haviam vencido (alguns deles, com grandes goleadas) os jogos de ída, não encontraram problemas para confirmar suas classificações. Um destaque merecido para o (felizmente) interminável artilheiro juventino Del Piero, que saiu do banco para marcar o gol da vitória da vecchia signora contra o Shamrock Rovers.
CAMPEÕES ELIMINADOS.
 Como se esperava, Dinamo Tbilisi (vencedor da Cup Winners’ Cup), IFK Göteborg (bicampeão da UEFA Cup), Crvena Zvezda (campeão europeu e mundial) não conseguiram reverter os maus resultados do primeiro turno e estão eliminados da Europa League. O confonto mais equilibrado aconteceu na Suecia, onde o IFK esteve a apenas um gol de levar a disputa contra o Az Alkmaar para os pênaltis.
AS INVERSÕES.
Após empatar em casa com o OFK, por 2×2, o Galatasaray não tomou conhecimento do time de Belgrado no jogo de volta, impondo-se com o placar de 5×1. Já o Dinamo Bucaresti, que havia vencido o Hadjuk Split, da Hungria, por 3×1, e poderia perder por até um gol de diferença, foi derrotado por 3×0 e, clamorosamente, deu adeus a competição.
SURPRESAS.
A maior surpresa, sem dúvida, foi o futebol bielo-russo, que classificou seus dois representantes (Dinamo Minsk e Dnepr Mogliev) para os Play offs. No Azerbaijão, o Qarabağ deu vida a uma das maiores zebras europeias recentes ao confirmar a eliminação do bom time polonês do Wisla Krakóv. O Maccabi Tel-Aviv também soube surpreender e fez o placar-limite para eliminar o favorito Olympiacos. Na França, o pequeno time húngaro do Győri ETO colocou um ponto final nos sonhos de glória do Montpellier: vitória no tempo normal e vaga conquistada nos pênaltis.
CLASSIFICADOS.
Liverpool (Inglaterra), Odense (Dinamarca), Dnepr Mogilev (Belarus), Rapid Wien (Áustria), Timisoara (Romênia), CSKA Sofia (Bulgária), Karpaty Lviv (Ucrânia), Juventus (Itália); Elfsborg (Suecia); Sporting (Portugal), Maribor (Eslovênia), Slovan Bratislava (Eslováquia), Genk (Bélgica), Austria Wien (Áustria); Besiktas (Turquia), Maccabi Tel Aviv (Israel), Qarabağ (Azerbaijão), Sturm Graz (Áustria), Anorthosis (Chipre), Brøndby (Dinamarca), Marítimo (Portugal), Stuttgart (Alemanha), Dinamo Minsk (Belarus), Utrecht (Holanda), Sibir Novosibirsk (Rússia), Győri ETO (Hungria), Lausanne-Sport (Suíça), Hajduk Split (Croácia), Az Alkmaar (Holanda), Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia), Motherwell (Escocia), Levski Sofia (Bulgária), Galatasaray (Turquia), Aris (Grécia) e APOEL (Chipre).
PLAY OFFS.
Nesta sexta-feira (6 de agosto) será realizado o sorteio dos Play offs. Destaque para a entrada de novos campeões de torneios da UEFA, como Porto, PSV, Manchester City, Aston Villa, Napoli e CSKA Moskva, e para a já sabida ausência do Reall Mallorca, excluído do torneio com base no regulamento de Fair Play Financeiro – o clube foi substituído pelo Villarreal.

Nenhum comentário: